Iphan paralisa obras de revitalização após achado arqueológico no Centro de Maceió

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitou a paralisação temporária das obras de revitalização no Centro de Maceió nesta quinta-feira (11) após trabalhadores encontrarem materiais que podem caracterizar um sítio arqueológico.

Técnicos do Instituto foram até o local e fizeram uma vistoria. Eles encontraram vestígios de antigos bondes e elementos que, possivelmente, podem caracterizar um sambaqui, espécies de colinas formadas a partir da ação de habitantes pré-históricos, resultado do acúmulo de conchas, ossos e outros materiais.

A Prefeitura de Maceió informou que vai se reunir com o Iphan nesta sexta (12) para discutir a situação e a retomada das obras seguindo os critérios necessários para preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade.

Além da paralisação temporária, o Iphan solicitou que o perímetro da área seja cercado para a devida proteção do sítio arqueológico cadastrado pelo Instituto e espera liberar a região para que os trabalhos possam recomeçar o mais breve possível.

As obras de regularização de calçadas e acessibilidade começaram na Rua da Alegria e a previsão é que mais nove ruas sejam contempladas com melhorias. O prazo para execução dos serviços é de um ano.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *