Manifestantes fecham a BR-104 em protesto contra falta de água em Rio Largo, AL

Os moradores da Vila Rica, Vila Raul e Mata do Rolo, em Rio Largo, região metropolitana de Maceió, fecharam a BR-104 nesta quarta-feira (3), próximo ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em protesto contra a falta de água na região.

Os dois sentidos da rodovia foram interditados e os manifestantes dizem que só vão liberar a pista após garantia de que o problema será resolvido. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) enviou uma equipe ao local para ordenar o trânsito. O acesso de Maceió ao aeroporto não foi afetado.

De acordo com os moradores, a falta de água já dura um mês.

“Estamos nessa situação sofrendo sem água. A gente precisa que a BRK resolva isso. Estamos sem água, não tem uma gota na torneira. A gente precisa contar com a generosidade de pessoas que moram em conjuntos aqui próximo para encher os baldes. Fechamos a pista e só vamos liberar quando tiver uma resposta concreta”, disse o morador Rafael de Oliveira.

Ao g1, a Casal informou que a Companhia tem o papel apenas de captar água bruta no manancial, fazer o tratamento e colocar no reservatório. Sobre o abastecimento nas casas, disse que a empresa BRK Ambiental é responsável pela distribuição aos clientes, por resolver situações de falta de água, consertar vazamentos bem como resolver tudo que for referente a esgotamento sanitário.

Já a BRK, através de nota, esclareceu que identificou as carências do município e que tem desenvolvido projetos para ampliar a capacidade de produção e resolver as deficiências no abastecimento da região. Leia abaixo na íntegra:

“A BRK esclarece que assumiu a operação de distribuição de água de Rio Largo em 1º de julho de 2021 e já identificou as carências de investimento no município. Desde então, tem desenvolvido projetos para ampliar a capacidade de produção e resolver definitivamente as deficiências no abastecimento que acontece há anos.

Diante dessa realidade, a concessionária também estuda a melhor maneira de sanar a situação de produção junto à Casal, responsável pela captação e tratamento da água distribuída pela BRK. A BRK reforça ainda que o município receberá significativos investimentos, que irão solucionar os atuais problemas identificados pela população.

Até que a situação seja resolvida, no entanto, a empresa continua realizando as mesmas manobras operacionais que eram feitas pela Casal e disponibiliza caminhões-pipa para atender unidades de serviços essenciais. A população também pode solicitar o serviço pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas”.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *