Campanha de multivacinação é retomada em Maceió a partir de quarta-feira
A Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias vai ser retomada em Maceió a partir de quarta-feira (3). O prazo terminaria na última sexta (29), mas foi prorrogado pelo Ministério da Saúde em todos os municípios do país.
Na capital, as vacinas estavam sendo aplicadas em todos os postos de saúde, mas com o feriadão de Finados, as unidades estão fechadas nesta segunda (1) e na terça (2).
A Secretaria Municipal de Saúde informou que “na quarta-feira (3), quando as salas de vacina das unidades de saúde voltam a funcionar, seguirão com a prorrogação da Campanha de Multivacinação, conforme a decisão do Ministério da Saúde”.
As salas de vacina dos postos de saúde funcionam das 7h às 17h. Não é necessário fazer agendamento.
Os pais ou responsáveis legais devem levar a criança ou adolescente até uma unidade de saúde portando a Caderneta de Vacinação. Os técnicos das Salas de Vacinação irão analisar as doses que faltam ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado para o público-alvo.
A campanha oferta 16 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças:
- BCG
- Hepatites A e B
- Penta (DTP/Hib/Hep B)
- Pneumocócica 10 valente
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
- VRH (Vacina Rotavírus Humano)
- Meningocócica C e ACWY (conjugada)
- VOP (Vacina Oral Poliomielite)
- Febre Amarela
- Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba)
- Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela)
- DTP (tríplice bacteriana)
- Varicela
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)
- Difteria tétano
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunicou que a vacina BCG estará disponível apenas nas unidades de referência. A medida acontece para reduzir as perdas de doses por validade após abertura do frasco.
É importante não confundir a campanha de multivacinação com a campanha de vacinação contra Covid. O imunizante que protege contra o coronavírus continua sendo aplicado nos pontos exclusivos para essa finalidade. Veja aqui os locais e os horários.
Pessoas com sintomas de Covid devem aguardar
Caso as crianças e adolescentes apresentem síndrome gripal ou sintomatologia compatível para Covid-19, a vacinação deve ser adiada até que os sintomas desapareçam, com o tempo mínimo de isolamento de 14 dias, a partir do início dos sintomas.
Pessoas expostas a outras que tenham diagnóstico confirmado para a Covid-19 também devem ser respeitado um intervalo de 14 dias.
“No caso das crianças e adolescentes que apresentem doenças febris, a vacinação deve ser adiada, bem como, para os imunossuprimidos, que façam uso de corticoides por um período maior que 14 dias, no caso daqueles que usam o medicamento prednisona ou equivalente. Quanto a outros imunossupressores, o adiamento deve ser por três meses”, informa a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Rafaela Siqueira.
Contraindicações
As contraindicações gerais são para as crianças e adolescentes que tenham apresentado alergia grave a qualquer um dos componentes de uma vacina ou após uma dose tomada anteriormente, mediante orientação do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).
“As adolescentes que estejam gestantes ficam proibidas de tomar os imunizantes de bactérias atenuadas ou com vírus vivos atenuados”, ressalta Rafaela Siqueira.
G1