Promotora diz que arma que matou diretora de fotografia em ‘Rust’ era ‘legítima’

A promotora do condado de Santa Fé, Mary Carmack-Altwies, afirmou, em entrevista ao “New York Times”, nesta terça-feira (26), que a arma que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins era “legítima”.

O incidente no set do filme “Rust” aconteceu na última quinta-feira (21), após o ator e produtor Alec Baldwin disparar com a arma que foi liberada pelo diretor assistente Dave Halls. (Leia mais abaixo).

Segundo o jornal americano, a promotora afirmou que, embora todos tenham descrito que a arma era cinematográfica, a nomenclatura era “enganosa”.

“Era uma arma legítima”, disse a promotora, sem deixar claro qual o tipo de arma de fogo. Ela ainda descreveu como uma arma de época, antiga.

Mary Carmack-Altwies confirmou que a investigação está em andamento e que os detetives estão concentrados em descobrir o tipo de munição que foi usada.

Ela também afirmou que a chance de acusar criminalmente a produção ainda não foi descartada.

“Não descartamos nada. Tudo neste momento, incluindo acusações criminais, está sobre a mesa”, afirmou Carmack-Altwies ao jornal americano.

Tiro ao alvo antes de incidente

A arma disparada por Alec Baldwin no set de “Rust” tinha sido usada para práticas de tiro ao alvo pela equipe horas antes do acidente que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, segundo fontes ouvidas pelos sites TMZ e The Wrap, especializado em negócios do entretenimento.

De acordo com os relatos, membros da equipe praticavam o tiro ao alvo como um passatempo, fora do set e com armas carregadas apontando para garrafas de cerveja. Segundo a fonte do The Wrap, essa é uma prática comum durante os intervalos de filmagens.

Uma destas foi entregue para Baldwin, de acordo com os relatos. No entanto, quem entregou disse que ela estava segura. Na indústria cinematográfica, isso quer dizer que ela estaria livre de munição real. Veja, no vídeo abaixo, a diferença entre bala convencional e bala de festim, comumente utilizada no cinema.

De acordo com um documento judicial, o diretor assistente Dave Halls foi identificado como o homem que entregou a arma a Baldwin e gritou “arma fria” no momento da passagem. Halls foi demitido demitido de filme “Freedom’s path” em 2019 após uma arma ter disparado “inesperadamente” no set e ferido um membro da equipe de som.

As circunstâncias da morte e do tipo de munição disparado estão em investigação pela polícia americana.

Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *