Mortes por tuberculose aumentam pela primeira vez em mais de uma década, diz OMS

 

O combate à tuberculose foi muito afetado por conta da pandemia de Covid-19. Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), as mortes pela doença aumentaram pela primeira vez em mais de uma década.

Em 2020, mais pessoas morreram de tuberculose, com muito menos pessoas sendo diagnosticadas e tratadas ou recebendo tratamento preventivo em comparação com 2019. Foram cerca de 1,5 milhão de mortos pela doença no ano passado.

“Este relatório confirma nossos temores de que a interrupção dos serviços essenciais de saúde devido à pandemia possa começar a desvendar anos de progresso contra a tuberculose”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

O aumento no número de mortes ocorreu, principalmente, nos 30 países com a maior carga de tuberculose. A OMS também estima que cerca de 4,1 milhões de pessoas têm a doença, mas não foram diagnosticadas ou não relataram oficialmente às autoridades. Em 2019, o número foi de 2,9 milhões.

Tuberculose: o que é?

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é altamente contagiosa e é causada pelo bacilo de Koch. A principal forma de transmissão é através da tosse.

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses. Por ser longo, muitas vezes as pessoas acabam interrompendo o tratamento, o que não é recomendado. No brasil, ele é oferecido gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Existe vacina para prevenir a tuberculose: a BCG. Ela deve ser dada ao nascer ou, no máximo, até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Outras formas de prevenção: lave sempre as mãos e mantenha os ambientes bem ventilados, arejados e com entrada da luz solar.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *