Estudantes da rede estadual voltam às aulas presenciais nesta segunda-feira em AL
Escolas da rede estadual de ensino de Alagoas retornam às aulas presenciais a partir desta segunda-feira (16). De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), as unidades de ensino devem seguir protocolos e normas de prevenção contra a Covid-19.
A secretaria informou que 90% das unidades estão com estrutura adequada para receber os estudantes. Já os outros 10%, ainda estão passando por reformas estruturais e não têm data para o retorno.
O retorno, porém, não vai ser integral. As aulas acontecerão em formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais e a presença em sala de aula de 50% dos estudantes matriculados em cada turma. O revezamento dos alunos será semanal.
Volta às aulas: perguntas e respostas
O ano letivo 2021 nas escolas públicas estaduais de Alagoas começou no dia 10 de março. No primeiro semestre, o ensino foi oferecido de forma remota. As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020.
A Seduc comunicou que elaborou o Protocolo de Gestão Escolar com medidas adaptadas ao momento da pandemia. Dentre elas está a sinalização de demarcação de distância de um metro entre os alunos, instalação de pias, instalação de álcool em gel, além da obrigatoriedade no uso de máscara e equipamentos de aferição de temperatura.
Veja o protocolo publicado pelo governo de Alagoas
Para a adequação, a secretaria comunicou que as 310 escolas receberam um repasse financeiro do programa Rumo às Aulas, lançado pelo governo do estado, para adequações em infraestrutura, implementação de sinalização, protocolos sanitários e compra de novos equipamentos.
Rede municipal
A volta às aulas presenciais dos ensinos fundamental e infantil da rede municipal de Maceió estão previstas para o dia 23 de agosto. A retomada também vai ser de forma híbrida, com presença de até 60% dos matriculados em cada turma e os outros 40% no ensino remoto.
Escolas particulares
Em Alagoas, apenas escolas particulares retomaram as aulas no formato presencial, também no formato híbrido, desde o 1º semestre. O modelo vai ser o mesmo neste 2º semestre, com autonomia dos pais para decidirem se os filhos ficam no ensino remoto ou no presencial.