Junqueiro anuncia implantação de um Arquivo Público apoiado pelo governo de AL
A Prefeitura de Junqueiro está amadurecendo um projeto em parceria com o governo de Alagoas, com metas para resgatar e preservar os documentos históricos do município, sobretudo para garantir um lugar apropriado para que alunos, professores e a população possam conhecer sua história. A ideia também contempla a implantação de iniciativas de educação patrimonial para levar todo esse conhecimento para dentro das escolas.
“Trata-se de um arquivo público, cuja iniciativa é do Gabinete Civil do Estado, que vem expandindo tecnicamente esse projeto em sintonia com os municípios alagoanos, e que Junqueiro passa a ser o terceiro a ter esse privilégio”, disse o assessor do prefeito Leandro Silva, Ricardinho da Nadir, responsável pela articulação, que resultou nesse momento de parceria de trabalho.
Os coordenadores do projeto afirmaram nas redes sociais, que nesta quarta-feira, 28, foi mais um dia de consultoria técnica, para gestores que reconhecem a importância de ter um arquivo público em seu município. Afirmaram que por iniciativa do Gabinete Civil do Estado, o APA oferece assistência técnica aos municípios para que possam criar e gerir os próprios acervos, como aconteceu em São José da Laje e em Coruripe.
“Hoje, recebemos a visita de Aline Fernandes, secretária de Cultura e Turismo e o secretário de Esporte, Paulinho Pereira, ambos de Junqueiro, que vieram em busca de todas as informações necessárias para iniciar o processo de implantação do Arquivo Público Municipal na cidade” publicaram no Instagram os coordenadores.
Na realidade, diz Ricardinho da Nadir, trata-se de uma medida idealizada e elaborada por meio de um projeto pela secretária de Cultura e Turismo, Aline Fernandes, que visa resgatar e preservar os documentos históricos de Junqueiro e garantir um lugar apropriado para que alunos, professores e a população possam conhecer sua história. “A ideia também contempla a implantação de iniciativas de educação patrimonial para levar todo esse conhecimento para dentro das escolas” reforçou a secretária Aline.