MP-AL pede prisão preventiva de secretário municipal de Saúde que matou mulher atropelada
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) informou nesta quarta-feira (28) que pediu a prisão preventiva do secretário municipal de Saúde de Santana do Ipanema, Ricardo Medeiros Rosa, de 42 anos, autuado por homicídio culposo e embriaguez ao volante após matar atropelada uma mulher em Dois Riachos, no Sertão.
O atropelamento aconteceu na tarde de segunda-feira (26), na BR-316, no momento em que Jenilda Bento, de 39 anos, fazia caminhada à margem da rodovia. Ela era funcionária pública da educação de Dois Riachos.
Preso em flagrante na Delegacia Regional de Santana do Ipanema, o secretário Ricardo Rosa pode ser solto com base em um pedido feito à Justiça pelo seu advogado na terça-feira (27). A decisão depende de uma audiência de instrução, que não tinha acontecido ainda até o final desta manhã.
A reportagem do G1 entrou em contato com a defesa do secretário nesta quarta-feira, mas foi informada de que não iria se pronunciar sobre o caso no momento.
Com o pedido da prisão preventiva, o MP-AL quer garantir que o secretário não possa responder ao processo em liberdade. A promotora de Justiça Jheise de Fátima Lima da Gama destaca que o secretário assumiu o risco de matar ao consumir bebida alcoólica e dirigir, além de trafegar fora da pista.
“Foram achadas dez latas de cerveja no carro, sendo sete abertas, e ele não prestou socorro à vitima, apenas sendo preso porque a PRF efetuou diligencias atrás dele”, argumenta a promotora no pedido, ao reforçar que “o depoimento de testemunha narra que o flagranteado dirigia fora da pista asfáltica, tendo atingido a vítima enquanto essa caminhava”.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro foi preso depois de atropelar a pedestre e fugiu sem prestar socorro à vítima.
O MP traz ainda no pedido de conversão do flagrante para prisão preventiva que o caso é semelhante ao acidente fatal na Avenida Fernandes Lima, em Maceió, quando o motorista Sergio Praxedes dos Santos Filho, dirigindo na contramão em uma das avenidas mais movimentadas da capital, atropelou duas motocicletas. Duas pessoas morreram e uma está internada no hospital.