Em estado grave, João Lyra segue internado na UTI em Maceió
O ex-senador, ex-deputado federal por Alagoas e empresário João Lyra continua internado na UTI de um hospital particular em Maceió, por causa de uma broncoaspiração, que acontece quando o alimento entra pelas vias aéreas. O estado de saúde dele nesta quarta-feira (28) ainda é considerado grave, mas estável.
A filha dele, Lourdinha Lyra, disse ao G1 nesta manhã ter esperança na recuperação do pai. “Continua na UTI. O estado dele é grave, porém, lentamente melhorando. Creio muito em Deus e sinto a importância da fé neste momento”.
No último mês, João Lyra teve pneumonia, passou por uma cirurgia de apêndice e pegou Covid-19. De acordo com a família, após se recuperar, ele precisou ser internado novamente há quase duas semanas por causa do problema respiratório.
Em 2012, o Tribunal de Justiça de Alagoas decretou a falência do grupo sucroalcooleiro da Laginha. Desde novembro de 2008, a Laginha está em recuperação judicial, acumulando uma dívida de cerca de R$ 1,2 bilhão.
João Lyra também é bacharel em direito, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Na política, lançou sua candidatura ao Senado Federal pelo Partido Democrático Social (PDS) e se elegeu suplente. Ele assumiu o mandato de senador no dia 2 de janeiro de 1989, substituindo o titular, Guilherme Palmeira, que foi eleito prefeito de Maceió.
Em 2002, João Lyra foi candidato a deputado federal pelo PTB e, com uma votação de 112.949 votos, ficou em primeiro lugar dentre as nove vagas em disputa. Nas eleições de 2006, foi candidato pelo PTB ao Governo de Alagoas, ficando em segundo lugar. Nas eleições de 2010, João Lyra foi candidato pela segunda vez para deputado federal pelo PTB, ficando em 4º lugar dentre as nove vagas em disputa.
G1