Ocupação de UTIs ainda é alta no interior de Alagoas
A validade das atuais regras de distanciamento social em Alagoas termina às 23h59 desta quinta-feira (8). Com a média móvel de mortes em estabilidade no estado, o novo decreto pode trazer o relaxamento de algumas restrições e até mesmo a mudança da fase vermelha para outra mais flexível. O problema é que a ocupação das UTIs no interior continua alta.
O atual decreto, que está em vigor desde o dia 25 de junho, já trazia a flexibilização de algumas regras. O horário de bares e restaurantes, por exemplo, foi ampliado. Além de ter permitido a abertura desses estabelecimentos, comércio e shoppings aos feriados e fins de semana.
Duas semanas após a flexibilização do último decreto, mas com o avanço da vacinação, a taxa de ocupação das UTIs Covid pelo Sistema Único de Saúde (SUS) melhorou em Maceió, marcando índice de 59% de ocupação.
No interior, no entanto, a situação permanece crítica. A ocupação está em 77%, número acima do nível de segurança recomendando, que é de 70%. Em alguns municípios, a taxa ultrapassa os 80%, o que é preocupante.
Desde o início da pandemia até a última quarta (7), Alagoas contabilizou 5.467 mortes de pessoas infectadas pelo coronavírus. O número de casos confirmados da doença é de 221.435. Nas últimas 24, foram 17 mortes registradas no estado.
G1