Alagoas é o 2º estado do país onde as pessoas são consideradas mais “infelizes”, aponta FGV
Um levantamento feito pelo pesquisador Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FVG) e divulgado pela Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (5), apontou um ranking entre os estados brasileiros onde as pessoas são consideradas mais felizes ou infelizes. O estudo levou em consideração a taxa de inflação acumulada em quatro trimestre e o desemprego. Alagoas desponta na tabela em 2º lugar entre as federações com a população mais infeliz, ficando atrás, apenas, da Bahia.
Conforme mostra o levantamento, de 2013 para 2021, Alagoas subiu uma posição, saindo da terceira colocação, com 17,30% das pessoas infelizes, para segundo, com 24,30%. A pandemia da Covid-19 ajudou a piorar a situação de bem-estar entre os brasileiros.
Os estados do Sul e do Centro-oeste aparecem no ranking como os que a população é mais feliz, segundo o índice de infelicidade utilizado no estudo. Os estados do Nordeste ocupam o topo do ranking como os mais infelizes. O Piauí é o que aparece na melhor colocação (17%).
A economia da região Sul domina as melhores posições nos últimos oito anos, sendo quanto mais baixo o indicador, maior é o bem-estar. O destaque no período é Santa Catarina (10%), Rio Grande do Sul (13%) e o Paraná (13,6%).
Na contramão dessa tendência, nove entre os dez estados considerados mais “infelizes” são da região Norte e Nordeste, com destaque para Bahia (24,7%), Alagoas (24,30%) e Sergipe (23,9%).
QUEM PODE SER FELIZ COM UM CORRUPTO NO PODER?