Primeiro cemitério vertical do estado será inaugurado em julho em Alagoas

Reprodução

Alagoas inaugura, neste mês de julho, o Ecomemorial, primeiro cemitério vertical do estado. Localizado à margem da AL-101 Sul, a caminho de Marechal Deodoro, o cemitério é totalmente ecológico e está a apenas 15 minutos de carro do Centro de Maceió. Trata-se de uma alternativa diante do esgotamento de jazigos nos cemitérios da capital e Região Metropolitana de Maceió.

Não sendo uma novidade para o mundo, mas existindo apenas algumas unidades no Brasil, o cemitério é ecologicamente correto e chega a Alagoas com a proposta diferenciada. Com o conceito vertical, onde os sepultamentos são realizados em estruturas com lóculos ou gavetas separadas por pavimentos (andares), o cemitério ecológico dispõe de sistemas de inativação dos gases do necrochorume ( líquido proveniente da decomposição humana) e de vedação, para que estes gases não cheguem às áreas comuns de visitantes e funcionários. Esta tecnologia já é empregada pelo mesmo grupo empreendedor em cemitérios verticais no Recife e em Caruaru, no estado de Pernambuco.

Diante de um quadro em que os cemitérios da capital e Região Metropolitana de Maceió estavam quase entrando em colapso, por não possuir vagas para sepultamento e a falta de jazigos disponíveis para venda nos cemitérios privados, o cemitério ecológico surge como uma forma de alívio para essa situação. De acordo com Eduardo Carvalho, diretor de Operações do Eco, a pandemia de Covid-19 apenas acelerou essa situação.

“Lidamos com a administração de necrópoles há muitos anos e, em 2010, passamos a investir no modelo dos cemitérios verticais por entendermos que esta seria uma demanda da sociedade e devido à própria dificuldade de espaços físicos para os cemitérios tradicionais. Trazer o Ecomemorial para Alagoas, em especial Maceió, vem suprir uma carência local e auxiliar as famílias em uma hora tão delicada, para que não precisem percorrer vários locais buscando um jazigo para honrar seus entes queridos”, ponderou o diretor.

Sobre o Cemitério ecológico

Toda documentação ambiental e de funcionamento do Ecomemorial está devidamente verificada e liberada junto aos órgãos competentes. Por não lidar com o formato tradicional de um enterro no solo, o Ecomemorial possui uma relação diferenciada com a Resolução 335/2003 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios. Um exemplo é a distância de 1,5m do nível inferior do jazigo até o lençol freático, não aplicada ao cemitério vertical, cuja primeira gaveta está ao nível do solo.

Cada estrutura de lóculos ou gavetas onde são acomodados os restos mortais conta com o Sistema Eco No-Leak, no qual as gavetas de fibra de vidro são hermeticamente fechadas e ligadas através de dois canos internos à Estação de Tratamento de Efluentes de Necrópole. O necrochorume e gases provenientes da decomposição do corpo são sugados para essa estação e isolados do meio ambiente até sua total secagem e evaporação por meio de ventilação controlada. Este processo ocorre de forma autônoma com a utilização do software SIGA, que mantém controladas todas as variáveis de temperatura, umidade e pressão.

*Com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *