Libido baixa? Conheça possíveis causas e como aumentar o desejo
Manter a libido alta pode ser uma tarefa mais complexa na prática do que na teoria, uma vez que o desejo sexual é afetado por uma mistura de fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais.
Como aumentar a libido?
Por não ter uma causa única, o tratamento para recuperar a libido varia para cada pessoa. A ginecologista explica que, quando o problema passa a causar angústia ou problemas persistentes à vida, é recomendado consultar um médico para localizar os motivos que estão interferindo no interesse sexual.
Mas antes, é possível tentar remediar o problema sozinho. Eloisa Pinho recomenda que os pacientes incluam técnicas de atenção plena ou meditação para reduzir o estresse e tentem incorporar novidades à vida sexual, como o uso de brinquedos sexuais. Outro conselho é buscar o maior conhecimento do corpo com a masturbação.
“A novidade pode ajudar a despertar a excitação e o desejo sexual”, explica. “A masturbação melhora a libido, alivia dores relacionadas à menstruação (como cólicas), fortalece o sistema imunológico e até ajuda a exercitar os músculos da região pélvica, prevenindo assim o surgimento de incontinência urinária. Durante a masturbação também são liberados hormônios como a endorfina, que promove bem-estar, melhora o sono e reduz os níveis de estresse”, afirma a ginecologista.
Outras sugestões são: dormir de sete a oito horas por noite, tomar banho de sol diariamente (20 minutos são suficientes), praticar exercícios físicos regularmente, investir em uma dieta balanceada e reservar tempo para o sexo.