Prefeito Julio Cezar tem conta no Instagram hackeada e alerta seguidores como evitar

O prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, Julio Cezar (MDB), teve seu perfil pessoal no Instagram hackeado na última segunda-feira (01).

Com quase 40 mil seguidores, esta era uma das principais contas nas redes sociais usadas pelo prefeito para divulgar o trabalho da gestão e dialogar com a população palmeirense.

Ao perceber o crime, o prefeito enviou um vídeo, por meio do WhatsApp, alertando os seguidores. Ele ressaltou ainda que já acionou a Polícia Civil.

O prefeito Julio Cezar ainda alertou seus seguidores sobre a autenticação de dois fatores, que impede as contas de serem hackeada.

Como evitar que a sua conta do Instagram seja hackeada

A autenticação de dois fatores (ou duas etapas, como preferir) não é uma técnica de segurança nova. No seu banco, além de ter cadastrado uma senha, você provavelmente recebeu um token ou cartão de segurança com dezenas de números diferentes para fazer transações pela internet. A ideia é justamente essa: juntar algo que você sabe, como a sua senha, com algo que você possui, como o seu token.

Como é necessário ter as duas combinações em mãos para fazer transações na sua conta, é difícil que alguém leve todo o seu dinheiro caso você perca apenas a sua senha ou apenas o seu token. O mesmo vale na internet: se algum serviço sofrer com problemas de segurança e vazar senhas de usuários, o que não é raro, seus dados continuarão protegidos caso você esteja usando autenticação em duas etapas.

Como usar autenticação de dois fatores

Boa parte das empresas já oferece autenticação de dois fatores, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Dropbox, Evernote, Apple e Twitter. Depois de ativar a proteção adicional, você será obrigado a digitar um código extra, normalmente de seis dígitos, após passar pela tela de nome de usuário e senha, sempre que usar um computador desconhecido.

Com poucas exceções, os serviços permitem usar um aplicativo como o Google Authenticator, disponível para Android e iPhone, para gerar os códigos de verificação de duas etapas baseados em tempo, que mudam a cada 30 segundos. A maioria oferece ainda a possibilidade de enviar o código por SMS, mas isso não é tão prático nem seguro.

Autenticação em duas etapas

O processo de configuração com um aplicativo consiste em escanear um QR Code na tela que contém a informação necessária para que o Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou outro aplicativo do gênero consiga gerar códigos de verificação específicos para a sua conta.

A partir daí, você sempre poderá acessar suas contas caso tenha o smartphone em mãos. Caso perca o aparelho, é possível usar códigos de backup fornecidos durante a configuração inicial para recuperar o acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *