Decreto é prorrogado em Alagoas sem novas alterações nas regras da fase vermelha

Governador Renan Filho (MDB) — Foto: Reprodução/Facebook

O governo de Alagoas divulgou nesta terça-feira (25) que vai manter por mais 7 dias as atuais regras da fase vermelha do protocolo do distanciamento social controlado.

“Nós estamos renovando para fazer uma avaliação mais profunda, para não fazer mudanças sem observar como ela [a pandemia] vai se comportar nos próximos dias. Amanhã nós teremos mais uma reunião com a Saúde para, nos próximos dias, tomar uma nova decisão”, disse em entrevista coletiva o governador Renan Filho (MDB).

As principais regras da fase vermelha são as seguintes:

  • Cinemas, teatros, museus, circos e parques temáticos estão autorizados a funcionar com 30% de ocupação
  • Shoppings podem funcionar até 21h todos os dias, de domingo a domingo
  • Bares e restaurantes podem receber clientes para consumo no salão até as 21h todos os dias, de domingo a domingo
  • Restrição de circulação de 22h às 5h

Os eventos sociais seguem proibidos no estado.

“O setor de eventos dialogou essa semana com o governo. A proposta para reabertura, infelizmente, não temos como reabrir todos os segmentos. E evento significa pessoas juntas em determinados lugares. São coisas complexas de se articular na pandemia. Estamos precisando tomar medidas no contrafluxo disso”, justificou o governador.

As fases do protocolo de distanciamento social

Em junho de 2020, meses depois de a pandemia fazer as primeiras vítimas no estado, o governo de Alagoas desenvolveu o Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado para estabelecer diretrizes a depender do nível de contágio da doença.

O documento determina o que pode e o que não pode abrir, de acordo com a fase em que o estado estiver classificado — são cinco cores: vermelha (mais rígida), laranja, amarela, azul e verde (mais flexível).

Contudo, várias regras foram flexibilizadas nos últimos meses. Oficialmente, o estado está na fase vermelha, mas há permissões para setores que só seriam autorizados na fase verde, como cinemas e teatros, por exemplo.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *