MPF e MP dão prazo para que municípios de AL adotem medidas que garantam aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid
O Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) expediram nesta segunda-feira (24) recomendação aos 102 municípios de Alagoas para que sejam adotadas providências para garantir a aplicação da 2ª dose da vacina contra o coronavírus na população.
Os municípios têm até dez dias para tomar providências, podendo ser responsabilizados por omissão.
Entre as recomendações, está a quantificação real de pessoas que não receberam a 2ª dose de imunização contra a Covid-19 dentro do prazo estabelecido por cada fabricante da vacina.
Os órgãos recomendam ainda que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde (MS) sejam informados sobre qualquer discrepância em relação aos números de pessoas que deixaram de tomar a 2ª dose do imunizante, além de avisar sobre a falta de vacinas.
O MPF e o MP dizem que cabe aos municípios criar políticas de incentivo à vacinação e campanhas que ressaltem a importância da conclusão do esquema vacinal. Foi sugerido também, o retorno da Equipe de Saúde da Família nas casas de pessoas acamadas para garantir a aplicação das doses nesse público.
Prazo para resposta
Os municípios têm cinco dias, a contar do recebimento, para dizer se vão acatar a recomendação, e indicar as medidas que já tenham sido ou que serão adotadas. O prazo para que sejam tomadas as devidas providências é de 10 dias.
Vacinação em Alagoas
No Estado, 615.036 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, o equivalente a 18,35% da população de Alagoas. Já o número de pessoas que receberam a segunda dose é de 264.393, ou seja, 7,89% da população do estado.
Mapa vacinação em Alagoas — Foto: G1
Um levantamento recente feito por pesquisadores de universidades brasileiras mostrou o ritmo da vacinação contra Covid-19 no Brasil e, por meio de modelo matemático, foi traçada a seguinte estimativa: a imunização só deve ser concluída em Alagoas em março de 2023.
Nos cálculos, é considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias para projetar quando a vacinação será finalizada.
A previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação e outros critérios.