A ideia do governo é finalizar a vacinação dos grupos prioritários e avançar, assim que possível, para as idades simples. “Ou seja, precisamos vacinar a população que não tem comorbidades, que não pertença a grupos prioritários, que não tenha nenhum tipo de deficiência permanente. Então, seguiremos mantendo o diálogo com os municípios para que possamos anunciar, em breve, a imunização para toda a população alagoana”, informou o secretário de Saúde Alexandre Ayres.
Com esse novo lote dos imunizantes AstraZeneca e Pfizer, Alagoas já recebeu um total de 1.285.180 doses enviados pelo MS. A 24ª remessa foi recebida pelos técnicos do PNI/AL, e passam por todos os procedimentos necessários de armazenamento e averiguação da quantidade de doses e validade.
As doses da AstraZeneca ficam armazenadas em uma temperatura entre 2° e 8° Celsius. Já as vacinas da Pfizer precisam estar congeladas, por isso, ficam acondicionadas em temperaturas negativas entre -25° à -15° Celsius.
Após esse procedimento, as vacinas são encaminhadas para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca, onde ficam à disposição para que os 102 municípios alagoanos façam a retida das doses. Por causa do armazenamento diferenciado, as vacinas da Pfizer serão enviadas apenas para os municípios de Maceió e Arapiraca, por serem as únicas cidades com estrutura necessária para o acondicionamento das doses.
Para as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retirarem as doses e os insumos, os representantes devem fazer uma requisição no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES), além de agendar previamente com a Central de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com, ou com a Central de Arapiraca pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com .
Do total de vacinas recebidas em Alagoas, a Sesau fez a distribuição de 995.415 imunizantes para os 102 municípios, com a vacinação de 808.577 pessoas. Até está segunda (17), 558.321 receberam a primeira dose e outras 250.256 pessoas receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19.