Prefeitura de Arapiraca diz que não aplicou nenhuma dose vencida da Oxford/AstraZeneca
A Prefeitura de Arapiraca – um dos municípios que teria aplicado sete doses vencidas da vacina Oxford/AstraZeneca – informou, noite desta segunda-feira (26), que um lote específico da vacina foi entregue com a data de validade próxima do vencimento, mas todas as doses foram ministradas dentro do prazo.
Ainda segundo a prefeitura, o lote em questão, de número 4120Z001, “teve todas as suas doses aplicadas até o dia 24 de março, cinco dias antes do vencimento do prazo de validade, prevista para 29 de março, de acordo com informações contidas na remessa.”
Além disso, o Município explicou que todos os lotes de vacinas, sejam elas Coronavac ou Astrazeneca, estão sendo utilizados levando em consideração todas as orientações dos fabricantes e dos Governos Federal e Estadual, dentre as quais estão o cuidado com o prazo de validade dos imunizantes.
A informação sobre a aplicação das doses vencidas foi divulgada pelo site Metrópoles, no último sábado (24). Além de Arapiraca, a vacina também teria sido aplicada nas cidades de Delmiro Gouveia (2), Flexeiras (1), Maceió (2), Paripueira (2) e Viçosa (1).
Os dados, segundo o Metrópoles, foram coletados diretamente com o Ministério da Saúde (MS) e revelam que até 160 cidades, em 23 estados, aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população. Os números apontam que 1.254 pessoas de todo o Brasil teriam sido inoculadas com os imunizantes, cuja data de expiração já tinha passado.