O time da Região Sul Fluminense vai lutar para igualar o feito de 2005, quando levou pela primeira e única vez a Taça Guanabara. Os comandados do técnico Neto Colucci entrarão em campo na última rodada como líderes, tendo obtido 21 pontos. O Volta Redonda tem a seguinte campanha até o momento: seis vitórias, três empates e uma derrota.
O único revés do Voltaço aconteceu na quinta rodada, quando foi derrotado para o Resende pelo placar de 1 a 0 no estádio do Trabalhador, na cidade de Resende. Além disso, no confronto com os outros três clubes de grande investimento do Rio de Janeiro, o time da Cidade do Aço não sabe o que é perder. O Volta Redonda venceu os duelos com o Vasco (1 a 0) e Fluminense (3 a 2). Já contra o Botafogo o marcador terminou em igualdade: 2 a 2.
O Voltaço ainda conta com um destaque individual. O atacante Alef Manga é o artilheiro do Cariocão, com 9 gols marcados até o momento. Seguido do volante Anderson Künzel, do Nova Iguaçu, que já balançou 6 vezes a rede dos adversários.
Do outro lado, o Volta Redonda vai encarar o maior vencedor da Taça Guanabara. O Flamengo já conquistou 22 taças na história da competição, que é disputada desde 1965. Nesta atual edição, os rubro-negros buscam o bicampeonato, tendo em vista que no ano passado gritou campeão. Na vice-liderança, o Flamengo tem a seguinte campanha: seis vitórias, dois empates e duas derrotas.
Em dez rodadas já disputadas, os rubro-negros contam com o ataque mais potente do Campeonato Estadual, tendo obtido 21 gols. Os maiores responsáveis pela efetividade no setor ofensivo é o trio Rodrigo Muniz, com cinco gols marcados, e Pedro e Gabigol, que já marcaram três cada.
Garantidos no G4 da Taça Guanabara, Flamengo e Volta Redonda já confirmaram vaga nas semifinais do Campeonato Carioca.