Humberto Martins pode ser o próximo a assumir vaga de ministro no STF
O alagoano Humberto Martins, atual presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é um dos nomes cotados para assumir a vaga do ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com a jornalista Mônica Bergamo, colunista do jornal Folha de S.Paulo. Segundo ela, o nome de Martins tem o apoio de Kássio Nunes Marques, ministro do STF indicado pelo presidente Bolsonaro. O alagoano – que é membro da Igreja Adventista – se encaixaria no perfil “terrivelmente evangélico” que Bolsonaro diz querer para o Supremo.
De acordo com Mônica Bergamo, o presidente teria dito a interlocutores que a chance de não indicar nenhum dos nomes que aparecem nas listas de candidatos beira os 10%. O presidente mantém o mistério sobre quem indicará para a vaga de Marco Aurélio Mello, que vai se aposentar em julho.
A jornalista afirma que a leitura de algumas pessoas é que ele já sinaliza que pode, sim, surpreender —como quando indicou Kassio Nunes Marques para a Corte. Ele nunca tinha entrado para valer em lista de ministeriáveis supremos.
Nunes Marques tem votado alinhado aos interesses do Palácio do Planalto, e há uma expectativa de que tenha influência na indicação. A eventual escolha de Martins abriria uma vaga no STJ que poderia também acomodar correntes do Judiciário.
Religiosos têm dito que preferem o advogado-geral da União, André Mendonça, para a vaga. Além de “terrivelmente”, ele é também pastor evangélico —e tem apoio de ministros do STF.