Volume de chuva no fim de semana em Maceió supera média prevista para todo o mês de abril
No último fim de semana, o volume de chuva que caiu em Maceió superou o que era previsto para o mês de abril inteiro, segundo informou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nesta segunda-feira (12).
A sala de alerta do órgão registrou um volume de 260 milímetros somente nas últimas 48h, o equivalente a 55 milímetros a mais que o esperado para todo o mês.
“Foi bastante chuva, principalmente na parte alta de Maceió. Comparado com o mês de abril, é cerca de 205 mm durante todo o mês. Em apenas dois dias, choveu 260 mm em bairros da parte alta da cidade”, disse o meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça.
Segundo o meteorologista, a quadra chuvosa deve prosseguir durante essa semana. “A tendência para hoje é de momentos de chuva intercalando com momentos secos. Na quarta-feira, as chuvas podem voltar de maneira bastante significativa”.
Alerta máximo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/x/v/OC5nEpRxuB9Alvb39kqg/santa-lucai.jpg?resize=563%2C317&ssl=1)
Chuva deixa ruas alagadas na parte alta da capital — Foto: Ascom/ CBMAL
Por causa das chuvas, a Defesa Civil de Maceió registrou 145 ocorrências no fim de semana. Desse total, 25 ocorrências foram registradas por deslizamentos e outras 37 por alagamento ou inundações em diversos pontos da capital.
O bairro de Fernão Velho, em Maceió, foi um dos mais afetados pela chuva. O volume grande provocou um deslizamento de barreira e parte da vegetação cedeu, interditando parcialmente a ladeira de acesso ao bairro.
Até o momento, os principais rios e lagoas do Estado de Alagoas não apresentam risco de transbordamento. A Sala de Alerta segue com o monitoramento e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.