Brasil terá um novo Cristo gigante, mais alto que o do Rio de Janeiro
Um projeto ambicioso está em andamento em Encantado, cidade com 22 mil habitantes a 144 quilômetros de Porto Alegre (RS). A obra, iniciada em 2019, é a de um Cristo que promete, segundo seus idealizadores, ser maior que o icônico Cristo Redentor, ponto turístico famoso no alto do Corcovado, Rio de Janeiro.
A construção foi idealizada por um padre da cidade, para “transmitir a fé do povo de Encantado e promover o turismo na região”. Os escultores Genesio Moura e Markus Moura, pai e filho, são os responsáveis pela obra.
Na semana que passou, a construção, erguida no Morro das Antenas, recebeu os braços e a cabeça da estátua, que terá 43 metros de altura, incluindo seu pedestal. Segundo a Associação Amigos de Cristo, que coordena os trabalhos, a conclusão da peça grandiosa está prevista para o final deste ano.
“Com certeza é um dia de festa, de devoção”, comemorou nas redes sociais Gilson Conzatti, vereador e filho de Adroaldo Conzatti, prefeito da cidade que acolheu a ideia e morreu em março por complicações da Covid-19.
O orçamento de 2 milhões de reais foi financiado com doações e sem dinheiro público, segundo a Associação Amigos de Cristo, formada por voluntários. A instituição segue com a campanha de arrecadação de fundos para concluir a obra.
Cristo Protetor
A estátua de Encantado, que terá o nome de Cristo Protetor, deve se tornar a terceira estátua do gênero mais alta no mundo. A extensão de mão a mão é de 36 metros. A previsão é de que ela tenha um elevador interno e um mirante para os turistas.
Inaugurado em outubro de 1931, o Cristo Redentor do Rio, cartão postal mais famoso do Brasil, tem 38 metros de altura, incluindo o pedestal.
Metrópoles