Apenas nesta 12ª Semana Epidemiológica, o estado contabilizou 151 óbitos causados pelo vírus, valor próximo ao pico anterior de 158 mortes, o que representa um aumento de 13% em relação à semana anterior. Os dados ainda mostram que o número de casos se aproxima do registrado duas semanas atrás, com 4.794 notificações.
De acordo com o relatório, o número de casos sofreu uma redução de 30%, levando em consideração o crescimento no ritmo de testagem do Laboratório Central do Estado (Lacen), com acréscimo de 150% no número de exames processados nas últimas duas semanas.
Em relação ao total de testes de Covid-19, a proporção de testes RT/PCR que retornam positivos segue registrando 43%, enquanto o número de casos pendentes continua superior aos dez mil, diariamente.
Ocupação de leitos
Atualmente, os percentuais de ocupação hospitalar da 2ª Macrorregião de Saúde do Estado encontram-se na situação mais crítica. Os municípios de Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios registram lotação total, enquanto Arapiraca, a segunda maior cidade do estado, tem somente dois leitos de UTI disponíveis.
Já no Alto Sertão, a 10ª Região Sanitária é a única que apresentou aumento no número de casos e óbitos. A região, que contabiliza números superiores aos da primeira onda, registrou 131 casos e 6 óbitos, com o último indicador sendo três vezes maior ao da semana anterior.
Com uma redução no índice de ocupação dos leitos desde a semana anterior, as projeções feitas pelos pesquisadores do OAPPEC apontam que os leitos serão suficientes para suprir a demanda até o fim da semana. Contudo, eles destacam que a distribuição é desigual entre os municípios, podendo ocorrer um colapso em outras cidade.
Além disso, pesquisas mostram que a mortalidade entre pacientes intubados da Covid-19 esteja aumentando, chegando a 80% nacionalmente.