Coágulo sanguíneo: o que é o sintoma investigado como reação à vacina
O anúncio de que países suspenderam a vacinação com o imunizante Oxford/AstraZeneca por conta de coágulos sanguíneos detectados em pacientes que receberam doses do medicamento levantou preocupações relacionadas ao efeito colateral. A condição, chamada trombose venosa profunda (TVP), não é incomum e pode ser causada por uma série de fatores como, por exemplo, a falta de movimento quando um indivíduo permanece sentado por muito tempo.
A TVP caracteriza-se pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas que podem dificultar ou bloquear a passagem de sangue. Os coágulos costumam surgir nas pernas, quando a circulação sanguínea fica mais lenta.
Uma vez que o coágulo se desprende e cai na corrente sanguínea, pode chegar a determinados órgãos importantes do corpo, como os pulmões. O processo pode causar doenças que, dependendo de como evoluem, podem ser fatais, como a embolia pulmonar ou a trombocitopenia, que ocorre quando a contagem de plaquetas no sangue está tão baixa que o sangue não coagula de forma eficiente.
Os principais sintomas da TVP incluem inchaço, geralmente em uma perna (ou braço); dor ou sensibilidade nas pernas; descoloração avermelhada/azul da pele; perna (ou braço) quente ao toque.