Bares e restaurantes fecham no horário determinado no primeiro dia do decreto em Maceió
Donos de bares e restaurante em Maceió tiveram que encerrar o expediente mais cedo nesta segunda-feira (8), quando começou a valer o novo decreto do Governo do Estado que estabelece regras mais rígidas de isolamento social.
Em um estabelecimento localizado na orla da capital, funcionários colocaram as grades indicando o fechamento por volta das 20h. Segundo o gerente, os clientes foram informados a respeito do novo horário. Ele se preocupa com o prejuízo.
“Sempre tem prejuízo porque somente com serviço de delivery não tem como bancar todos os custos que um restaurante tem, mas nós temos também fé de que toda população toda vai se ajudar ajudar para que as coisas fluam melhor e o vírus dê uma contida até a vacina chegar”, disse André Ferreira.
Bares e restaurantes fecham mais cedo em Maceió — Foto: Carolina Sanches/ TV Gazeta
Nas cidades onde está em vigor a fase laranja, bares e restaurantes só podem funcionar com 50% de sua capacidade no período de 6h às 20h, sendo proibido o funcionamento a partir de 20h de sexta até as 6h de segunda.
Rosa Almeida é dona de restaurante na orla. Ela disse que precisou barrar cerca de dez pessoas por causa do horário.
“Quando estava até dez [horas] a gente se organizava. Porque os turistas chegam das praias até sete da noite e vem jantar. Agora não vamos ter como atender. Hoje mesmo só fizemos seis pratos e normalmente é uma média de dez. Minha preocupação é com os funcionários, para não ficarem desempregados, porque não está fácil”, disse ela.
Empresária Rosa Almeida diz que se preocupa com funcionários que trabalham em seu restaurante — Foto: Carolina Sanches/ TV Gazeta
O vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel-AL) disse que os empresários foram pegos de surpresa com dois decretos seguidos.
“Para se ter uma ideia, somente nesses dois primeiros dias que se passaram do decreto antigo chegamos a ter redução de 50% a 70 % do movimento nos nossos negócios. Já estávamos fechando os nossos negócios às 23h. Então já tínhamos tido um impacto financeiro muito grande. Agora com essas mudanças, para o fechamento total dia de sábado e de domingo onde os bares e restaurantes têm o maior faturamento no final de semana, isso é devastador para o nosso setor”, disse Brandão Júnior.