Governador anuncia salto para a Fase Vermelha no Agreste e Sertão e Fase Laranja para Litoral e Zona da Mata

O salto no número de contaminados pela Covid-19 em Alagoas, na última semana, levou o governo a saltar para a Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado nas regiões Agreste e Sertão do Estado. As demais regiões, Litoral e Zona da Mata, saltam para a Fase Laranja. As mudanças já valem a partir da meia noite de hoje.

*Nas regiões Norte, Sul, Mata, Metropolitana e a capital, que passam para a fase laranja*

– Bares e restaurantes, 50% da capacidade e de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, fechando aos finais de semana;

– ônibus, funcionando com 50% de capacidade

– Templos religiosos e academias, funcionamento com 30% da capacidade;

– Marinas e Clubes Náuticos: fechados em fins de semana.

-Suspensão de todos os eventos, pessoais e comerciais;

– Suspensão de boates, casas de shows e similares;

 

Nas regiões Sertão e Agreste, que regridem para a fase vermelha:

– Bares e restaurantes, apenas no sistema delivery;

– Academias, igrejas e templos religiosos, fechados;

– Comércio não essencial, funciona durante a semana em horário reduzido e fechado aos finais de semana.

O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, que participou da coletiva ,disse que os prefeitos têm autonomia para alterar funcionamento de feiras livres, acesso a praias e outros locais de lazer, e muitos já se anteciparam determinando medidas mais restritivas. “Desde o início da pandemia, prefeitos e prefeitas estão atentos e fazendo um grande esforço junto ao governo e continuarão nessa luta para evitar mais mortes.

O governador Renan Filho espera que até 31 março, se o Ministério da Saúde cumprir o cronograma de entrega de vacinas pactuado, vacinar quem tem 65 ou mais e concluir em abril com as pessoas de até 60 anos. Na próxima semana a vacina será liberada para pessoas com 76 e 77 anos .“Aí esperamos conter o avanço da doença, porque a saída para a crise sanitária e econômica é a vacina ”, acrescentou.

Mais uma vez o governador lembrou que desde o início da pandemia, Alagoas pulou de 186 leitos de UTI para 308 novos, em todas as regiões e tem feito trabalho integrado com os municípios para criar mais leitos, dentro da capacidade do Estado.

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, lembrou que a população ainda não entendeu que precisa ser protagonista nesta luta e colaborar com as medidas protetivas e de higiene porque a velocidade de propagação do vírus é maior que a capacidade humana.

“É preciso que todos colaborem nesse esforço de isolamento para que o número de mortes não aumente e o Estado possam atender a todos que precisarem de um leito”, concluiu o governador fazendo um apelo dramático à consciência de cada alagoano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *