Prefeito Geraldo Cícero participa de lançamento do maior programa de transferência de renda de Alagoas
Por Assessoria
O prefeito de Taquarana, Geraldo Cícero (Cidadania), participou nesta segunda-feira (01), no Centro de Convenções, do lançamento do Cartão CRIA, o maior programa de transferência de renda de Alagoas. Junto com Geraldo Cícerro, participaram da solenidade a primeira-dama, Geonise Rocha, a secretária de Assistência Social, Monisa Madeiro e a coordenadora do programa, Luana Freire.
O programa beneficiará famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza e que possuem gestantes ou crianças de até 6 anos de vida. A ação faz parte do Programa Criança Alagoana (CRIA), criado pelo Estado para garantir o desenvolvimento integral da primeira infância.
O Cartão CRIA será um auxílio financeiro pago mensalmente, através da Caixa Econômica, e que deverá ser destinado a compras de alimentos para garantir mais qualidade nutricional para gestantes e crianças.
Os novos cadastros estão em andamento no município e as famílias que têm grávidas e crianças devem procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) munidas da documentação exigida. Para Monisa Madeiro, Taquarana dá início a um novo tempo, ao voltar o olhar de políticas públicas para a primeira fase da vida dos alagoanos. “O propósito do CRIA é fazer uma transformação social, dando condições para o desenvolvimento integral das crianças. Estamos falando em resultados em longo prazo, mas com ações sólidas para o rompimento do ciclo de pobreza”, explicou.
As ações do CRIA tendem a trazer para Taquarana, resultados importantes, como a redução das mortalidades maternas e infantil, ampliação das concessões de benefícios para gestantes, cobertura vacinal, entre outros trabalhos nas áreas de saúde, educação e assistência. Alagoas foi destaque nacional em incluir no seu Plano Plurianual (PPA) o investimento na primeira infância.
Condicionalidades
A concessão do auxílio garantirá que as gestantes mantenham o pré-natal em dia e as crianças estejam com o cartão de vacina atualizado.
Além dos fatores de saúde, o auxílio possibilitará que as famílias gerem renda no próprio município. Os alimentos serão comprados em mercados e feiras, dando a opção de se adquirir produtos mais frescos e de época, dentro da oferta de cada região. Parte do benefício pode ser gasta com produtos de higiene pessoal para os bebês e crianças.