Pesquisa aponta que Maceió registrou o 2º maior número de casos de Covid-19 desde o início da pandemia

O relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, formado por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgado nesta segunda-feira (1) apontou que Maceió registrou segundo maior número de casos novos de Covid-19 desde o início da pandemia.

primeira maior incidência de casos na capital foi registrada no início de junho de 2020, quando foram notificados 2.733 novos casos na 23ª Semana Epidemiológica.

De acordo com a publicação, na 4ª Semana Epidemiológica de 2021, de 24 a 30 de janeiro, a capital registrou a segunda maior incidência de casos por 100 mil habitantes desde o começo da pandemia, 2.449 novos casos e 34 mortes. Na comparação com a semana anterior, o aumento de casos foi de 68% e o número de óbitos subiu 54%.

Em todo o estado, foram registrados 3.625 casos, um aumento de 35% em relação à semana anterior. O número de óbitos continuou o mesmo, 63. A capital concentrou o maior número de casos e mortes.

O número de casos suspeitos continuou alto durante a semana. Segundo os pesquisadores, esse número alto de casos sem resultado de exames poderia elevar ainda mais a incidência na capital e “reflete a dificuldade do Estado brasileiro com relação a testagem, importante mecanismo nas estratégias de controle da pandemia”.

Estado permanece com crescimento da transmissão

Os pesquisadores explicaram no relatório que, apesar do início da campanha de vacinação, única estratégia efetiva para o controle da doença à médio prazo, a atual tendência de alta de casos e óbitos no estado deve ser manter nas próximas semanas, porque o número reprodutivo efeito (𝑅𝑡) de Alagoas permanece acima de 1, o que indica um crescimento da transmissão.

Os membros do Observatório alertaram que a única forma de alterar a curva de transmissão é adoção de medidas como higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento social.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *