Idealizador do principal cartão postal de Palmeira narra como tudo surgiu há 44 anos na Serra do Goiti

O advogado Geraldo Ribeiro postou em suas redes sociais neste domingo, um curioso relato de como surgiu à implantação da estátua do Cristo na serra do Goiti, lá em Palmeira dos Índios. Trata-se de um histórico rico em detalhes, sobretudo porque o próprio Geraldo foi o principal idealizador da obra, que por sua vez, ao longo dessas  últimas quatro décadas, alcançou o grau de ser o principal cartão postal da cidade Princesa do Agreste.

Acompanhe abaixo na íntegra  o relato de Geraldo Ribeiro:

Há exatos 44 anos dava início um sonho de quando criança e materializado sob as bênçãos de Cristo e dos abnegados companheiros da Câmara Júnior de Palmeira dos Índios- CAJUPI nascia ali o CRISTO DO GOITI. Junto com o então prefeito Jota Duarte e o imortal bispo diocesano Dom Otávio Aguiar, que acreditaram em nosso sonho, lançamos a pedra fundamental.

Seu Manoel Rodrigues da Rede Ferroviária de Ferro/SA, mestre de obras, tocou a construção com muita determinação. Cortamos a Serra do Goiti e no lombo de jumento levávamos material até que Jota autorizou uma máquina para nos ajudar. Foi tudo muito difícil e penoso, os palmeirenses sonharam conosco, e nos ajudaram tornar possível à construção da imagem.

Hoje o Cristo do Goiti, é um espetáculo a céu aberto; o orgulho de minha amada Palmeira dos Índios.  Do Cristo  do Goiti e meu pessoal,  ele demonstra toda nossa força, coragem e fé, e lá do alto ele nos abençoa todo os dias tornando a nossa cidade e os palmeirenses de um modo geral, num povo visionário e vitorioso. Parabéns meu amado Cristo do Goiti, feliz aniversário!

Revitalização do Cristo do Goiti

No dia 21 de abril de 2019, com recursos do governo federal, o prefeito Júlio Cezar (PSB) conseguiu inaugurar uma obra de reurbanização em todo entorno do Cristo do Goiti, cujo evento contou com apresentações culturais, como o Toré dos Ìndios Xucuru-Kariri, Reisado do quilombo Tabacaria, Orquestra Sinfônica Graciliano Ramos, Banda Ruah, Grupo de Louvor e a santa missa de Páscoa, celebrada pelo bispo Dom Manoel Filho. O bispo também proferiu a benção apostólica durante o descerramento da placa inaugural da obra.

A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais, do deputado federal Marx Beltrão e ex-políticos como o ex-prefeito Jota Duarte e o ex-deputado estadual Gervásio Raimundo, o idealizador do Cristo Redentor, Geraldo Ribeiro, além de dona Helena Sá, que representou a família do agropecuarista Antônio Badé, doador de parte do terreno onde está localizado o Cristo. Eles, e outras autoridades, receberam uma homenagem das mãos do prefeito Júlio Cezar por toda contribuição dada para que o monumento do Cristo fosse erguido na cidade.

 

 

 

 

 

Um comentário em “Idealizador do principal cartão postal de Palmeira narra como tudo surgiu há 44 anos na Serra do Goiti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *