Ex-prefeito Jota Duarte dá exemplo e se vacina contra Covid-19
Por Estadão Alagoas
Noventa e cinco anos e muita vontade de viver. A demonstração e exemplo para muitos na pandemia do novo Coronavírus foi dada no sábado, 30, pelo ex-prefeito de Palmeira e ex- deputado Jota Duarte, que tomou a vacina da AztraZeneca, no ponto de imunização do estacionamento de Jaraguá, em Maceió.
A presença de Duarte na campanha de imunização, aos 100 anos, ganhou repercussão em redes sociais e mídia como no blog do jornalista José Elias. O ex-prefeito palmeirense esteve ao lado de figuras políticas alagoanas como Gervásio Raimundo, Ismael Pereira e João Neto.
Por todo estado, estão sendo imunizados os idosos com idade acima de 85 anos. Em Palmeira dos Índios, não é diferente: as doses enviadas pelo governo e já começaram a ser aplicadas aos idosos do município no sábado, 30, e seguem na próxima segunda-feira, 1°, em sistema de drive-tru na Secretaria Municipal de Saúde e em unidades de saúde das localidades Bonifácio, Canafístula, São Cristóvão I e São Francisco.
Jota Duarte, foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios por duas vezes, sendo que na eleição de 1965 foi eleito pelo Movimento Trabalhista Renovador, com 5.552 votos, e na eleição de 1972 foi eleito pela ARENA, com 9.161 votos. Nas eleições de 1978, Jota Duarte alçoou voos mais altos e foi eleito pela primeira vez deputado estadual pela ARENA, com 7.540 votos, ficando em 20° lugar dentre as vinte e uma vagas em disputa.
Na eleição de 1986, Jota Duarte foi eleito pelo PTB com 8.879 votos, ficando em 18° dentre as 27 vagas em disputa. Como um político hábil e conciliador, foi fácil para ele a conquista da presidência da mesa diretora da Casa de Tavares Bastos, para o biênio 89/90 naquela legislatura.
Nas eleições de 1990, Jota Duarte foi eleito pela quarta vez consecutiva como deputado estadual pelo PTB, com 10.862 votos, ficando em 10° lugar dentre as vinte e sete vagas em disputa. Seu quinto mandato foi conquistado nas eleições de 1994, quando foi eleito pelo PSC, com 15.128 votos, conquistando o 6° lugar na disputa.
Após o término de seu quinto mandato de deputado estadual, Jota Duarte não voltou a concorrer a cargos eletivos, o que significou a sua aposentadoria da vida pública.