Municípios de Alagoas traçam estratégias para vacinação contra a Covid-19
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) se reuniu, nesta sexta-feira (15), com representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para discutir estratégias e orientar os prefeitos a respeito da vacinação contra a Covid-19.
Durante a reunião foram levantadas questões para elaborar um plano de imunização em conjunto e sugerir aos municípios. A AMA defende que profissionais de saúde e da educação sejam os primeiros a serem vacinados, levando em consideração os que estiverem habilitados para isso.
O Cosems ficou responsável por levantar o quantitativo desses profissionais além do número de idosos, acamados, com comorbidades, imunossuprimidos, cardiopatas e obesos para organizar a quantidade de insumos necessários.
O plano anterior de vacinação contra a Influenza deve servir de base para o Cosems elaborar estratégias de vacinação contra a Covid-19. O Conselho quer finalizar o quanto antes para possibilitar a vacinação imediata, assim que houver a liberação do Ministério da Saúde. Após o plano pronto, os gestores precisam da aprovação do Conselho de Saúde para que sejam evitadas fraudes.
O médico e prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, vice-presidente da AMA, pediu que os prefeitos sejam claros com a população nesse primeiro momento informando que, segundo ele, não haverá vacina suficiente para que todos sejam imunizados.
“Há vários tipos de peculiaridades da vacina que precisam ser contextualizados. Como, por exemplo, crianças de 12 a 18 anos que não podem ter acesso de acordo com as farmacêuticas”, disse o vice-presidente.
Profissionais da educação – Os municípios querem retomar as aulas presenciais para evitar prejuízos no processo educacional, como o calendário letivo atrasado. A ideia é vacinar de 40% a 60% dos profissionais da educação antes do retorno das aulas, que será no dia 1 de março.