Polícia recupera dois rifles furtados em novembro de 2020 e os devolve ao Museu Xucurus de Palmeira dos Índios

Por Estadão Alagoas

Duas das sete armas furtadas em uma das muitas invasões ao Museu Xucurus, esta última em novembro do ano passado, foram recuperadas pela polícia em Palmeira dos Índios e devolvidas ao local nesta terça-feira (12). As armas que foram reconduzidos ao Museu são dois rifles Winchester, utilizados na Guerra do Paraguai, nos anos 1870. De acordo com o secretário municipal de Cultura do município, Cássio Junio, o inquérito que apura o roubo e a busca para recuperar as demais armas levadas segue em andamento.

“Assim que fomos informados sobre o episódio, nos dirigimos à 5 DRP, fizemos o reconhecimento dos rifles como parte do acervo do Museu Xucurus e, com o auxílio da Guarda Civil, trouxemos de volta para o local”, declarou ao Estadão Alagoas o secretário de Cultura de Palmeira.

Ainda.segundo o gestor, a pasta tem trabalhado para reforçar a segurança no Museu, aumentando o número de homens que fazem a vigilância do local, assim como instalação de monitoramento eletrônico para tentar inibir a ação de bandidos.

Museu – O Museu Xucurus funciona na sede da Igreja Nossa Senhora do Rosário, ao lado da Catedral da cidade, no Centro de Palmeira, desde 1971, quando o então bispo Dom Otávio entendeu que a proximidade da igreja com a Catedral tornava a primeira um templo ocioso para os ritos. Com acervo vasto de cerca de 2 mil peças, o Museu conta com armaria; coleção de moedas; alas afro-brasileira e índigena; fósseis; minerais; peças e vestuáruio sacro e não sacro entre outros itens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *