Eurasia Group aponta que Arthur Lira deve ganhar presidência da Câmara com ampla vantagem

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) é apontado como forte favorito na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados contra Baleia Rossi (MDB-SP) em consulta divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Eurasia Group, considerada a maior consultoria de risco político do mundo.

A projeção da consulta é de vitória de Arthur Lira contra Baleia Rossi (MDB-SP) por “ampla maioria”.

O Eurasia Group fez um levantamento “parte a parte” com deputados federais e funcionários da Câmara nos últimos dias para avaliar o nível de apoio para os candidatos a presidente Arthur Lira e Baleia Rossi.

“Estimativas conservadoras de apoio a Lira atualmente dão a ele mais de 260 votos, mais do que os 257 necessários para uma maioria (votos necessários para eleição já no primeiro turno), embora esse número possa potencialmente ultrapassar 300”, aponta o Eurasia Group.

De acordo com o levantamento, com menos de três semanas para a eleição, que vai acontecer no início de fevereiro, o candidato apoiado pelo governo Arthur Lira parece aumentar seu favoritismo. “Os resultados reforçaram a probabilidade de uma vitória da Lira, possivelmente por uma ampla margem; Rossi precisaria reduzir o nível de rejeição à sua candidatura em vários partidos de sua coalizão para virar a corrida a seu favor”, diz trecho do texto divulgado.

“Apesar da coalizão de Rossi contar formalmente com mais partidos endossando formalmente sua candidatura, esses endossos não são vinculativos. Nossa última consulta sugere que muitos dos legisladores dentro desses partidos irão desertar e votar para eleger Lira. Embora seja difícil prever exatamente como cada parte vai se comportar, dada que a votação é secreta, Lira poderia ter votos suficientes para vencer em uma disputa no primeiro turno”, aponta o estudo.

Se a expectativa de vitória tornar-se generalizada na Câmara dos Deputados, pode aumentar as deserções na base de Rossi e criar um efeito bola de neve favorecendo Lira ainda mais”, aponta outro trecho do documento.

Segundo a consulta do Eurasia Group, as baixas na base de Rossi parecem ser generalizadas: “na esquerda, metade dos 30 deputados federais do PSB parecem votar com Lira e pelo menos nove dos 26 deputados do PDT. E nos partidos de centro que apoiavam formalmente Rossi, quase metade do PSDB (14 de 33) pode apoiar Lira, e alguns dirigentes partidários sugerem que mais da metade dos deputados dentro do próprio partido de Rodrigo Maia (DEM) também poderia estar com ele.”

O Eurasia Group faz, no entanto, uma ressalva sobre essas estimativas: “é que, embora os deputados do lado de Rossi e Lira tenha sido consultados, os legisladores do campo de Rossi estavam mais relutantes em compartilhar suas estimativas de votos, ou tiveram um menor grau de confiança em seus números. Não vemos isso como um bom sinal para Rossi”.

 

 

*Com Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *