Ex-CRB e jogador mais velho do mundo em atividade, Kazu renova com clube japonês
O torcedor regatiano deve lembrar dele, não pelo nome de batismo, Kazuyoshi Miura, mas pelo apelido, Kazu, como é mais conhecido. Ex-jogador do CRB, equipe onde atuou em 1987, ele renovou seu contrato com o Yokohama FC, clube atualmente na J-League, a 1ª Divisão do Campeonato Japonês. Prestes a completar 54 anos em fevereiro próximo (nasceu em 26 de fevereiro de 1967), Kazu é o jogador de futebol profissional mais velho em atividade e mais velho também a atuar no futebol.
Kazu disputou a Copa do Mundo de Futsal de 2012, na Tailândia. Mas, desde 2005, o japonês atua pelo Yokohama FC. Em 2019 jogou apenas 3 partidas. Já na temporada de 2020, o jogador assinalou seis gols. E está no clube há 16 anos.
O ex-jogador do Galo iniciou a carreira no Brasil, onde jogou nas categorias de base do Juventos-SP. Ele foi lançado profissionalmente pelo Santos. No Brasil, o veterano atuou ainda, além do CRB, no Palmeiras e no Coritiba. Com a a camisa do Galo, em 1987, ele entrou em campo em quatro oportunidades.
Em 1991, o atacante retornou a sua terra natal, onde defendeu equipes como Tokyo Verdy, Kyoto Sanga, Vissel Kobe, até chegar ao Yokohama. Em 2017, ele tornou-se o jogador mais velho a marcar em um jogo profissional, superando o inglês Stanley Matthews, que recebeu a Bola de Ouro em 1956.
Em setembro passado, Kazu também tornou-se o atleta de futebol mais velho a começar uma partida da 1ª divisão e não pensa em pendurar as chuteiras antes de completar os 60 anos de idade.
Apesar de ser o jogador mais velho em atividade, Kazu está longe de bater o recorde de atleta profissional de futebol mais velho. Isso porque o posto é atualmente do egípcio Ezzeldin Bahader, de 75 anos, que jogou no October 6th, do Egito, em 2020.
*Com Gazeta Web