Novo presidente do TRE/AL diz que irá estudar orçamento para realizar concurso
O desembargador Otávio Leão Praxedes tomou posse, nesta sexta-feira (8), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), apontando, entre os principais objetivos de seu mandato, concluir a reforma do prédio sede e estudar o orçamento para a realização de concurso público para ingresso de novos servidores.
“Em paralelo a isso, vou dar muita ênfase para acabar com os vícios dentro do processo eleitoral, dá uma valorização enorme a própria democracia que hoje está sendo questionada, e vamos cumprir as metas que foram colocadas aos gestores em termos de dar essa correspondência ao Conselho Nacional de Justiça. Porque o TRE hoje tem o seu conceito em cumprimento de metas, produtividade e transparência. Essa vai ser nossa missão”, destacou o novo presidente.
A posse do desembargador Otávio Praxedes na presidência, e do desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, no cargo de vice-presidente e corregedor do TRE, foi realizada no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), restrita a poucos convidados.
Para o presidente do TJAL, desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, a Justiça eleitoral é um instrumento relevantíssimo a serviço da democracia, atuando na regulação e controle das eleições para que o resultado dos pleitos sejam fidedignos a vontade do povo. “Não me lembro do tempo que tivemos problemas em processos eleitorais em Alagoas e isso tem muito a ver com a qualidade das conduções dos trabalhos do TRE. Tenho certeza que os desembargadores que tomam posse hoje vão honrar essa trajetória”, destacou.
O desembargador Otávio Praxedes falou ainda sobre o orgulho e a expectativa de comandar a Justiça Eleitoral de Alagoas, substituindo o desembargador Pedro Augusto Mendonça. “O Tribunal foi contemplado com dois selos ouro em dois anos e é o terceiro no país em termos de transparência e produtividade. A nossa responsabilidade é enorme para manter o nível de conceituação”, disse.
O desembargador Washington Luiz, novo vice-presidente e corregedor do TRE, destacou que a Justiça Eleitoral vem atuando de forma ágil e eficiente no Brasil, especialmente a de Alagoas, que conta com um corpo técnico qualificado e reconhecido nacionalmente.
“Nós vamos atuar em consonância com o presidente Otávio Praxedes, naturalmente dando impulso às atividades que o tribunal já desenvolve e procurando também inovar, trazer novas experiências, nova programação para que o eleitor alagoano tenha os serviços que possam facilitar a vida deles”, disse o desembargador Washington Luiz.
O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), lembrou dos desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral nas últimas eleições que, além de manter a lisura do processo eleitoral, teve que planejar e adotar medidas de prevenção para evitar o contágio da Covid-19.
“É com grande satisfação que participo da solenidade de posse da nova gestão do TRE de Alagoas, tribunal defensor da democracia, responsável pelo voto consciente e pelo livre exercício da cidadania. Não existe um Judiciário forte sem uma democracia forte”, afirmou o ministro em seu discurso.
*Com Dicom-TJ