Igaci se destaca na proteção às crianças e recebe Selo Unicef

Na manhã desta terça-feira (8), Igaci marcou mais um grande momento em sua história e pela terceira vez o município recebeu o certificado internacional na edição 2017-2020 do Selo UNICEF, concedido a 14 municípios do estado que não mediram esforços na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

“O Selo Unicef é um reconhecimento internacional. Igaci já havia se candidato em gestões anteriores e foi na nossa gestão que essa certificação foi alcançada, mostrando o nosso compromisso com as crianças e adolescentes de nosso município”, disse o gestor, Oliveiro Torres Piancó.

O anúncio foi feito em uma live transmitida pelo canal do UNICEF no YouTube e pelo Instagram e Facebook (@unicefbrasil).

O Selo, principal ação do Fundo no Brasil, avalia municípios que fortaleceram políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram mais atenção a ações integradas de saúde, educação, proteção e assistência social das gestões municipais e estaduais para se alcançar resultados.

“Sentimento de dever cumprido, principalmente por termos focado na execução de todas as políticas públicas de educação, saúde e assistência social”, disse o articulador, Charles Anderson ao receber o resultado da premiação.

A prefeitura de Igaci durante a atual gestão, garantiu crianças de até 1 ano de idade com registro civil; reduziu a taxa de abandono no ensino fundamental; crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola; redução de crianças menores de 5 anos com peso alto para a idade; reduziu também distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dentre outros avanços. Ao todo, 1.924 municípios de 18 estados participaram desta edição do Selo UNICEF.

Além de Igaci, os municípios alagoanos de Arapiraca, Palmeiras dos Índios, Maragogi, Craíbas, Penedo, Igaci, Feira Grande, Teotônio Vilela, Junqueiro, Campo Alegre, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água Grande, Coité do Noia e Taquarana também receberam o Selo UNICEF. Ao todo, 431 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira foram certificados pelo Selo UNICEF. Estes municípios conquistaram avanços maiores do que os demais em suas regiões em indicadores de saúde, educação e assistência social.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *