Clarão no céu intriga moradores de Igaci e Palmeira dos Índios
Vídeos e fotografias do objeto estão sendo compartilhadas nas redes sociais e até viraram alvo de brincadeiras. Membros de um clube de astronomia chegaram a visualizar o fenômeno em um observatório em Maceió. Eles afirmam que se trata de um cometa que passou pela região de Palmeira dos Índios e Igaci, no início da noite desta segunda-feira (23).
Pessoas de várias regiões entre os dois municípios relataram ter visto um clarão se movendo no céu pouco depois do anoitecer.
A maior parte das pessoas que relataram terem visto o fenômeno residem na zona rural, onde a luminosidade é menor. Alguma delas chegaram a comparar o clarão com um cometa, mas disseram que se movia mais devagar e que seguiu em direção ao solo até desaparecer.
Esse tipo de fenômeno aparentemente tem se tornado muito comum no Brasil. Em julho, um meteoro brilhante foi avistado no Sertão de Pernambuco e, em outubro, a Nasa fez imagens de um asteróide que caiu no Ceará. Um observatório no Rio Grande do Sul observou a explosão de um meteoro ao entrar em contato com a atmosfera.
Outra versão
Por outro lado, no instagram @misteriosdoespaco, aponta que as imagens são referentes ao Foguete Longa Marcha 5, lançado a partir da China às 17h25min (horário de Brasília), em direção a Lua. Denominada Chang’e-5, a missão é o passo final de um ambicioso programa espacial chinês, que prevê uma estação de pesquisa lunar e até uma colônia humana no satélite natural por volta de 2030.