[Vídeo] Minador do Negrão chora a partida de Lourdes Cardoso, considerada a “mãe dos pobres”
O clima é de tristeza em Minador do Negrão, Sertão de Alagoas. Familiares e amigos se despediram nesta manhã de D. Lourdes Cardoso, mãe do prefeito Gleysson Cardoso. Essa foi a primeira morte por coronavírus no município.
Desde a chegada do corpo, a comoção e a incredulidade tomaram conta dos familiares, amigos e da população. Uma multidão acompanhou o cortejo fúnebre, para dar adeus àquela que, com seu jeito alegre e emotivo, conquistou a admiração, confiança e o respeito de tanta gente. O choro foi inevitável, as homenagens, as mais sinceras, além do carinho que a população transmitiu mesmo que de longe aos familiares.
Sempre de alto astral, deixa um legado de amor ao próximo e se tornou uma das mulheres mais admiradas pelo povo negrense. Pelas ruas da cidade o comentário era um só, o quanto ela gostava de Minador do Negrão, gostava de estar junto do povo, era a típica negrense afetiva, que parava, que beijava, que dançava, uma liderança e uma singularidade tão própria que dificilmente será encontrada gente assim para preencher a lacuna que vai ficar.
A fé e a fidelidade aos amigos também foram destacadas pelos munícipes. Devota de Nossa Senhora, sempre demonstrou sua fé e fidelidade aos amigos. Fidelidade, amizade e fé são três pontos fundamentais para sintetizar a personalidade de Lourdes Cardoso.
“Mãe dos Pobres” como ficou conhecida pelo trabalho social realizado dentro e fora da prefeitura, Lourdes Cardoso, morreu precocemente aos 61 anos, deixando esposo, quatro filhos e netos. Uma de suas marcas registradas era o acolhimento à quem chegava em Minador e sua devoção à reforma da igreja da cidade. “Quem teve o privilégio de conviver com ela, vai demorar para amenizar essa dor. Todos que trabalharam diretamente com ela sabe o quanto ela se dedicava a tudo e todos. Agora só nos resta saudade”, afirmou Weliton França, em tom emocionado.
D. Lourdes estava internada na capital após ter testado positivo para a Covid-19. Na última quarta-feira, o quadro de saúde piorou e ela acabou sendo entubada, não resistindo às últimas intervenções.
O prefeito Gleysson Cardoso, sua tia, a ex-prefeita, Socorro Cardoso e seu pai, Edvaldo, também testaram positivo e permanecem internados.
O sepultamento
Sob aplausos, o caixão que levava o corpo foi levado no carro fúnebre até o cemitério, acompanhado pelos familiares e amigos. O cortejo foi silencioso, com muita gente ainda sem acreditar.
O choro, a tristeza, a consternação foram imensos nos momentos finais da despedida que contou com homenagens na porta de sua residência.
Muito tristeza eu fiquei muito arrasada meu Deus e inacreditável uma pessoa maravilhosa que 0 ceu está em festa que deus ponham num bom lugar 😍
Com muita tristeza, que esta criatura maravilhosa nos deixa, perdeu a batalha pra este vírus Maldito. Deus em paz minha amiga.