Luciano tem candidatura indeferida e deve desistir da campanha em Arapiraca

Juíza profere sentença e candidatura de Luciano Barbosa é indeferida
Luciano Barbosa, eleições 2020 – Foto: Assessoria

Luciano Barbosa não é mais candidato a prefeito de Arapiraca. O ex-prefeito teve seu registro de candidatura negado pela 55ª Zona da Justiça Eleitoral na noite deste domingo (25). No documento, a juíza Ana Raquel da Silva Gama considerou que a chapa de Luciano Barbosa e Rute Nezinho “não possui condições legais para concorrer às eleições deste ano”.

A decisão deve-se ao fato do diretório municipal do MDB lançar o nome de Barbosa para encabeçar a chapa majoritária em Arapiraca, em convenção realizada no dia 15 de setembro, mas o Diretório Estadual do partido invalidar a ATA, fazer nova votação no dia seguinte. A nova convenção não manteve o nome de Barbosa na disputa. Ou seja, o próprio partido anulou a convenção.

De acordo com a magistrada, a chapa encabeçada por Luciano Barbosa não tem validade. “A chapa composta por candidatos a prefeito e vice-prefeito – formada por membros do MDB e PL, já qualificados no relatório – não possui as condições legais para concorrer às eleições deste ano”, considerou a juíza Ana Raquel.

A juíza ainda ressaltou que Luciano Barbosa sabia que a convenção do dia 15 estava invalidada e que não poderia ser candidato.

“É de se pontuar que o próprio comportamento dos convencionais, que compareceram e ratificaram, na Convenção do dia 16/09/2020, os termos da Convenção realizada no dia anterior – da qual já tinham ciência da declaração de nulidade – demonstra, a meu ver, uma clara tentativa de salvar o ato pretérito”. Portando, Luciano Barbosa está fora da disputa pela Prefeitura de Arapiraca.

A decisão da juíza é em desacordo com o solicitado pelo promotor do Ministério Público Eleitoral, Rogério Paranhos, que, no último dia 21, enviou para a justiça eleitoral um parecer favorável à candidatura de Barbosa nas eleições deste ano.

Ainda esta semana, após o parecer da Promotoria, já no dia 23, o Conselho de Ética do MDB  em Alagoas decidiu expulsar Luciano Barbosa do partido.

Luciano Barbosa poderá recorrer da decisão, que ainda está em primeira instância.

Nos próximos dias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá se pronunciar sobre a suspensão de seu programa de rádio no horário político e da campanha nas ruas, além da exclusão definitiva de seu nome do processo eleitoral. Nos bastidores, já se sabe que Luciano Barbosa poderá pedir votos para a candidata do Solidariedade, Gilvânia Barros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *