[Vídeo] Ex-deputado estadual Roberto Mendes fala sobre política e sucesso no futebol
Roberto Tavares Mendes concedeu entrevista à Rádio Estadão Alagoas, nesta quarta-feira (21). Ele é o caçula entre os filhos de Humberto Mendes. Nascido em Palmeira dos índios no dia 12 de agosto de 1938, vem à cidade uma vez por ano para visitar o túmulo do pai.
Diferente dos irmãos, destacou-se fora da política. Foi o futebol que o tornou respeitado e reconhecido pelos alagoanos.
Em entrevista ao Estadão Alagoas, revelou que comecou muito jovem a vida como atleta e aprendeu a jogar futebol com o Pe. Alberto no colégio Pio XII. Logo após, atuou no juvenil do CSE. Profissionalizou-se em 1959 no CRB, levado por Jorge Vasconcelos, então, técnico do time. O CRB perdeu para o Capelense por 2 x 1 e esta foi a única partida que Roberto Mendes jogou pelo clube praiano. (Acesse vídeo AQUI)
Em 1960, começou a atuar no Centro Sportivo Alagoano, o CSA, onde permaneceu. O clube foi campeão com o apoio do jogador nos anos de 1963 e 1965. Roberto atuou como treinador do time nos anos 1966, 1967 e 1968. Como dirigente de futebol continuou conquistando títulos por muitos anos.
Relativo a política, após a cassação do mandato de Robson Mendes, Roberto Mendes se viu obrigado a entrar para a política aos 27 anos de idade, sendo eleito deputado estadual pelo MDB em 1965. Na campanha, contou com a ajuda do irmão, que mesmo perseguido atuou nos bastidores para elegê-lo. “Meu irmão teve o mandato cassado, depois sofreu um atentado e morreu. Minha família praticamente exigiu que eu me candidatasse a deputado para honrar o nome do Robson (Mendes). Fui eleito. Na época era a maior gozação, ao invés de ser citado bola com Roberto Mendes, nossas partidas eram lembradas como bola com o deputado”, explicou.
Roberto voltou à Maceió anos após e permaneceu ajudando o CSA.
Assim como o pai, Humberto Mendes e o irmão Robson Mendes, não escapou da perseguição política sofrida pela família. Roberto, assim como Robson, também teve seu mandato cassado pela Ditadura Militar em 1968. Sem mandato e ameaçado, morou por 12 anos no Rio de Janeiro. “Posteriormente foi reconhecida a injustiça e fui indenizado pelo Governo Federal, mas infelizmente não havia mais tempo de fazer algo pela minha terra”, explicou.
Sobre o assassinato de Robson Mendes, ele salienta que a encomenda foi feita por meio de um consórcio. “A morte do Robson foi encomendada, na verdade tinham mais de quinze homens no local do assassinato. O crime teria sido encomendado por José Fernandes que também confessou ter participado da trama. Robson teria contratado Zé Crispim e Zé Gago, dois pistoleiros para assassinar o vereador José Fernandes, oferecendo três mil cruzeiros pelo serviço. Sabendo da trama por Enéas Boiadeiro, o vereador propôs pagar quatro mil e inverteu o jogo”, salientou.
Roberto Mendes revelou ainda que o irmão de Valter Mendes, sofreu dois atentados, como um complô para exterminar toda a família. O primeiro atentado sofrido por Valter Mendes ocorreu horas depois do assassinato do seu irmão Robson Mendes, no dia 8 de março de 1967. O advogado se deslocava de Maceió para Palmeira dos Índios, onde pretendia acompanhar o funeral do irmão, quando foi alvejado no queixo, escapando com vida. O segundo, no dia 6 de novembro de 1967, quando estava em sua residência na Av. da Paz. No episódio saíram feridos gravemente, além de Valter Mendes, sua mãe Eurídice, com uma bala encravada na coluna vertebral, e a viúva de Robson Mendes, Yane Araújo Mendes.
“Mesmo tendo anunciado que queria viver em paz e dedicado à advocacia, Valter Mendes foi assassinado no dia 19 de outubro de 1972, em pleno centro comercial de Maceió. Valter morreu aos 37 anos, era Consultor Jurídico do Juizado de Menores e no final daquela tarde, saiu do trabalho para conversar com amigos na porta da antiga Mercearia Helvética, ponto de encontro de políticos e intelectuais na esquina da Rua do Livramento ao lado da Igreja, quando foi morto com três tiros”, finalizou.
Para acessar matéria completa, acesse o programa A Vez do Povo na nossa plataforma no YouTube (CLIQUE AQUI)