30 ex-prefeitos buscam retornar aos cargos em Alagoas

Cientista Político, Ranulfo Paranhos. Tribuna Hoje/Cortesia

Em Alagoas, 30 ex-prefeitos buscam retornar a administração  das cidades nestas eleições municipais. Em alguns casos, os candidatos foram derrotados na reeleição e em outros após passar 4 anos afastados, tentam pegar o cargo novamente.

Mas o retorno a esses cargos não se dá tão simples assim, como avalia o cientista político, Ranulfo Paranhos. Segundo ele, esse retorno depende muito do movimento das elites políticas em cada município e isso pode resultar em tentativas em vão, principalmente quando se tem um desgaste.

“Você tem um determinado grupo político que está num determinado momento ocupando espaços de poder, à medida que o tempo passa, obviamente num regime democrático os indivíduos vão ter que se ausentar desses espaços de poder e ocupar outros. Ou eles fazem isso via trampolim, saindo de um cargo menor para um maior ou no sentido inverso. Mas a grande questão aí é que há uma circulação. Em um dado momento político são substituídos por outros”, colocou Paranhos.

Ele enfatiza que os cargos públicos continuam os mesmo, seja para prefeito, vereador, deputado, no entanto a diferença que é os postulantes aos cargos podem perder os elementos que os tornam interessante para o modelo democrático eles são substituídos.

 

*Com informações do Jornal Tribuna Independente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *