Iremos modernizar e qualificar a gestão da Saúde com a adoção de novas tecnologias, afirma Cláudio Canuto
O candidato à Prefeitura de Arapiraca, o advogado Cláudio Canuto (Patriota) concedeu entrevista exclusiva para o blog do Sandro Melo nesta segunda-feira (19). Canuto explicou quais serão as propostas para as principais pastas municipais: Educação e Saúde. Ampliar e qualificar a oferta de Educação Infantil com prioridade às famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
1. Por que a decisão de não formar coligações para candidato a prefeito de Arapiraca?
Essa decisão foi tomada porque não aceitamos dialogar com a velha política. Somos independentes e repudiamos qualquer conchavo político que venha a resultar no loteamento da prefeitura. Somos a favor do diálogo desde que esse seja transparente e resulte em uma união que venha beneficiar exclusivamente o povo de Arapiraca.
2. Por que o senhor resolveu colocar o seu nome e concorrer a Prefeitura de Arapiraca?
Acredito que homens e mulheres de bem precisam sair da zona de conforto e assumir responsabilidades na política. Arapiraca é a terra das oportunidades. Me deu uma família maravilhosa e ascensão profissional. Por gratidão resolvi retribuir tudo que Arapiraca me deu deixando o meu legado para terra de Manoel André.
3. Caso seja eleito, como se dará o processo para escolhas do seu secretariado? Pretende enxugar a máquina pública em Arapiraca?
Nossa administração terá mais gestão e menos política. Nosso secretário será técnico. Vamos reduzir despesas desnecessárias para que possa sobrar mais recursos públicos para investimentos.
4. Qual a proposta de governo de Cláudio Canuto para a saúde e educação?
Ampliar e qualificar a oferta de Educação Infantil com prioridade às famílias em situação de maior vulnerabilidade social. Prover condições adequadas de infraestrutura física e operacional em toda a Rede de Ensino Municipal, incluindo a melhoria da acessibilidade nas escolas e a modernização dos instrumentos tecnológicos. Valorizar os professores dando ênfase à formação superior, à formação continuada e à melhoria das condições de trabalho. Ampliar e qualificar o programa de educação integral, garantindo o desenvolvimento global dos estudantes, trazendo o eixo pesquisa para a realidade do ensino fundamental. Desenvolver a capacidade gerencial dos gestores das Escolas Públicas Municipais por meio da seleção baseada em critérios de mérito e liderança. Desenvolver o sistema de avaliação do ensino, visando torná-lo um instrumento efetivo de planejamento, monitoramento e gestão escolar. Aprimorar os programas de formação e letramento de jovens fora da idade escolar e de adultos.
A nossa proposta para saúde é ampliar a cobertura e aprimorar a qualidade da Atenção Primária em Saúde. Ampliar e qualificar a assistência materno infantil com vistas a reduzir a mortalidade. Modernizar e qualificar a gestão da Saúde com a adoção de novas tecnologias de interação com o usuário a fim de melhorar a qualidade da assistência e qualificar o gasto público em Saúde. Aperfeiçoar e estimular mecanismos legais de parceria com outros Municípios da Região Metropolitana do Agreste, visando fortalecer a Governança Regional e reduzir custos no atendimento em Saúde. Intensificar a capacitação dos Profissionais de Saúde com o objetivo de oferecer uma assistência com qualidade e humanização. Apoiar os campos de práticas para a formação dos profissionais de saúde da rede SUS regionalizada e da rede privada complementar e suplementar. Ampliar e qualificar a oferta de leitos, cirurgias, consultas, exames e medicamentos para os usuários da saúde de Arapiraca.
5. Qual o balanço que o senhor faz da primeira semana de campanha?
Nossa campanha vem contagiando Arapiraca a cada dia. Conversando com a população pude perceber que ninguém aceita mais a velha política. O povo clama por mudança e a verdadeira renovação é com o 51.
6. No seu ponto de vista, o que Arapiraca tem de bom? No que o município precisa melhorar?
O arapiraquense é o que Arapiraca tem de melhor. Povo guerreiro, trabalhador e principalmente empreendedor. Arapiraca precisa de muita coisa, mas a prioridade é levar desenvolvendo humano para as pessoas e melhorarmos muito a nossa infraestrutura começando pelo saneamento básico.
7. Qual o principal problema na segunda maior cidade de Alagoas?
No que Arapiraca precisa melhorar? O principal problema é a falta de serviços essenciais (saúde, educação, lazer) na periferia da cidade. É lamentável o descaso com as pessoas mais carentes.
8. Caso seja eleito, como será o seu relacionamento com o governador Renan Filho?
Relacionamento Institucional como tem que ser. O Governador do Estado sabe da importância de Arapiraca e não tenho dúvida que o diálogo será republicano sempre visando o bem do povo arapiraquense.
9. Como será o seu relacionamento com a Câmara Municipal de Vereadores?
Será amistoso e republicano como tem que ser, até porque estarei conversando com os legítimos representantes do povo arapiraquense. Ficarei na torcida para que eles possam fiscalizar o executivo e apresentar bons projetos de lei que venham a beneficiar o nosso povo.
10.No pós-pandemia, se houver alguma capacidade de investimento, onde o senhor concentraria os recursos do município nos próximos quatro anos?
O que será prioridade no pós-pandemia? No pós pandemia a prioridade na alocação de recursos será na saúde, educação e infraestrutura do município.