Feriadão da Independência contabiliza 17 afogamentos em Alagoas
Durante o feriadão da Independência do Brasil, 17 afogamentos foram registrados pelo Corpo de Bombeiros Militares (CBM), em diversas localidades do estado. Duas outras pessoas ainda ficaram ilhadas na barreira de corais, em Japaratinga, após o avanço da maré. Felizmente, nenhum dos registros deixou mortos.
Segundo a assessoria de comunicação dos Bombeiros, as causas para os afogamentos são desconhecidas, mas todas as vítimas foram resgatadas e liberadas rapidamente pelas equipes. Por sua vez, em Japaratinga, as duas pessoas que ficaram presas na barreira de corais tiveram o auxílio de pescadores para retornar à praia em segurança.
Os acidentes foram registrados desde a sexta-feira (4), que antecedeu o fim de semana, até essa segunda (7), data do feriado nacional. E, apesar da quantidade elevada de ocorrências, todas as vítimas foram resgatadas com vida. Um homem, de 32 anos, veio a óbito em um açude de Girau do Ponciano, município alagoano, mas não existe a confirmação de a causa ter sido o afogamento.
A organização de salvamentos alerta para as precauções que devem ser tomadas pelos banhistas antes de adentrar à água: sempre procurar se informar sobre a localidade, evitar a ingestão de álcool, não subestimar a força das correntezas ou habilidades para o nado. Em caso de emergências, discar 193.
Outras ocorrências
O Corpo de Bombeiros ainda registrou outras 152 ocorrências durante o mesmo período. Entre essas, 16 foram chamados para combate a incêndios; 53 para atendimentos pré-hospitalares; 56 buscas e salvamentos; 26 atividades comunitárias, relacionadas a prevenções e/ou crianças desaparecidas; e, ainda, uma ocorrência envolvendo produtos perigosos.
*Com Gazeta Web