Covid-19: Prefeitura aluga motel para montar hospital de campanha no Pará
A Prefeitura de Prainha, cidade no oeste do Pará, alugou um motel para montar o hospital de campanha do município. Com 11 quartos adaptados para realizarem os serviços ambulatoriais e de internação, seis deles seguem com pacientes internados infectados pela doença.
O imóvel foi alugado no final de abril. O contrato inicial previa a locação por três meses, totalizando R$ 30 mil, podendo ser renovado conforme a necessidade. O ambulatório começou a funcionar no dia 15 de junho. A Promotoria de Justiça de Prainha realizou vistoria técnica no Hospital de Campanha.
O objetivo foi verificar a execução do serviço de ambulatório e internação na unidade exclusiva para pacientes suspeitos ou confirmados com o novo coronavírus. A vistoria foi realizada pelo promotor de Justiça de Prainha, Bruno Fernandes, no dia 28 de agosto, e pela assessora da promotoria, Camila Liberal.
A avaliação inclui critérios como a estrutura física, a equipe e jornada de trabalho, a fiscalização dos serviços laboratoriais e de exames realizados.
Nas redes sociais, a escolha do imóvel foi motivo de piada: “Prova de como a saúde pública no Pará literalmente é f…”. Outras pessoas aprovaram a decisão: “Não sei dos critérios técnicos, mas parece mais rápido e eficiente que construir aqueles hospitais de campanha que custam uma fortuna e demoram a ficar prontos. É estranho? É estranho, mas funcionando bem que mal tem…”
G1