Psicólogo(a), presente!
A psicologia tem se apresentado como essencial a cada dia, este ano de 2020 ainda mais, dentro desse “novo normal” várias modalidades se firmam e fazem bonito, a exemplo do atendimento online, prática autorizada pelo conselho profissional (CRP);como forma de redução do estresse e sofrimento intenso com o objetivo de prevenir agravos futuros. Confirmando assim, o quanto podemos alcançar, com objetivo único de buscar contribuir, para a capacidade de fazer a pessoa se conectar consigo mesma, para a autoconsciência quanto aos processos internos.
Nesse contexto inclusive,tenho atendido e dado suporte à pessoas de outros Estados, e também pessoas que moram em lugares afastados, onde raramente se encontra um especialista, ainda tenho prestado serviço de Homecare, dentro de um projeto idealizado por mim denominado Dia Leve, onde o valor investido é doado 20% para Instituição que que tem serviços de cuidados a população mais desassistida.
Cabe ressaltar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na próxima década, a psicologia terá papel essencial no suporte de uma população cada vez mais angustiada. A depressão será a doença mental mais incapacitante do planeta, fato que vivencio em meu consultório. A quantidade de casos cresceu 18% em dez anos, com destaque para o Brasil, campeão de registros na América Latina, essa questão é muito grave, pelo fato que existe ainda a cultura que se tem pela procura pelo profissional de saúde mental, se mantem, apesar de termos avançado bastante, a ideia de que é louco quem vai ao psicólogo ou psiquiatra.
Nesse sentido, o isolamento social contribuiu e muito, para que essa visão seja descartada definitivamente, o autoconhecimento é necessário tanto quanto outras atividades comum, sobretudo, aquele que procura autoconhecimento já à frente, na busca do equilíbrio interno e externo. Afirmo ainda que, este momento serviu para pararmos e olharmos para nós, para nos enxergarmos, nos perceberemos mais.
Aliás quantos de nós nos afastamos de nós mesmos, sem ouvirmos o que se passa por dentro? Quanta tralha ao longo dos anos vem se acumulando, quantos cômodos que já não abrem ocupando espaço e pesos? Veja quantos pontos para “ajustar”, para tanto a psicologia trabalha a autoconsciência, o regate de si, de maneira que a pessoa desenvolver comportamentos e habilidades de enfrentamentos mais equilibrados.
Diante de uma sociedade cada vez mais marcada pelos excessos, o momento pandêmico foi o freio brusco para muitos comportamentos desenfreados em que vivemos, e, como consequência, os quadros ansiogênicos e depressivos apareceram junto ao isolamento social, o que já se esperava, entra saber por onde começar a arrumar esse quebra-cabeças?
Assim, acende então novos desejos, novos comportamentos, novas reflexões, dentro desse pacote a psicoterapia passa a fazer parte da rotina das pessoas, como um dos maiores recursos à saúde, saúde esta que infere em várias áreas humanas que tem buscado de respostas para as suas inquietações pessoais.
Deixo aqui meu orgulho de fazer parte de profissionais que ajudam as pessoas a ressignificar suas dores, tornando a vida mais leve e com mais equilíbrio,
Psicóloga, presente!
Sérgia Mônica Silva Nascimento
Psicóloga e Psicopedagoga, Especialista em Saúde Mental
Especializando em Neurodesenvolvimento
Pós graduanda em Neuropsicologia
Pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)