Prefeito de Igaci rebate acusações de vereadores sobre gastos com Covid-19

O prefeito de Igaci, Oliveiro Torres Piancó, anunciou na manhã desta terça-feira (28),  que todos os gastos referentes a Covid-19  estão no Portal Transparência. A afirmação é uma resposta aos vereadores, que acusam a prefeitura de inércia.A Prefeitura Municipal esclarece que ao contrário do que foi divulgado,  as máscaras confecionadas de tnt foram enviadas a unidade básica de saúde tão somente para que a equipe disponibilizasse para a população caso houvesse a necessidade, já que para os profissionais de saúde foram ofertadas máscara adequadas ao serviço. Foram entregues aos profissionais da área administrativa as máscaras cirúrgicas descartáveis e aos profissionais da linha de frente de atendimento à população.  Além da máscara cirúrgica, também foi ofertado a N-95/PFF2.Para os profissionais na Unidade Mista de Saúde à frente das demandas suspeitas de Covid-19 juntamente com as máscaras, foram ofertados protetor faciais; touca e avental.

Desde o início da pandemia já foram adquiridos e disponibilizados aos profissionais, e, em alguns casos, à população: álcool 70% liquido – 500 litros; 900 frascos de 500 ML em álcool 70% gel –; mil aventais descartáveis para unidades básicas e profissionais da linha de frente; 22.500 máscaras cirúrgicas tripla para unidades básicas; 900 máscara N95/PFF2 para unidades e 400 protetores faciais para as unidades.

Em relação ao Centro de Triagem ou como conhecida Unidade Sentinela, essa tem como objetivo realizar a testagem e em seguida realizar encaminhamento com as devidas orientações médicas, pois como o próprio nome diz, é uma unidade de testagem que para seus fins tenham atendido adequadamente as regulamentações.

Nessas instalações não há possibilidade de um leito para paciente com sintomas graves do novo coronavírus, trata-se de um serviço de alta complexidade que deve ser referenciado pelo Estado conforme a divisão nacional de serviços de média e alta complexidade.

Em relação aos testes rápidos, todos os profissionais de saúde foram testados a fim de garantir a segurança no ambiente de trabalho.

Dentre outras ações de combate: sanitização de diversos pontos da cidade; notas informativas; boletim epidemiológico diariamente; entrega de panfletos; equipes orientando e organizando espaços com maior número de aglomeração como a loteria; equipes colocando cartazes nos estabelecimentos de toda a cidade; banner informativo; distribuição de máscaras e panfletos na feira livre e organização da feira; reuniões com coordenadores, secretário de saúde e gestor municipal para monitorar as ações estratégicas contra a Covid-19; divulgação de prevenção nas mídias (carro de som; rádio e aplicativos); entrega de EPI’s corretamente a cada categoria; sanitização de todos os carros e unidades básicas de saúde; montagem de centro de triagem na unidade mista; instalações de totens de álcool em gel para todas as entradas da feira livre; plantão PSI (Atendimento psicológico para todos os profissionais de saúde ligado ao enfrentamento da covid-19 para manejo de ansiedade e estresse; realização de cronograma e fluxograma nas unidades básicas e centro de triagem; dispensador de álcool e sabão liquido nas salas das unidades básicas; reuniões remotas a fim de evitar aglomerações e kit Covid-19 ( azitrominicina 500MG + invermectin 6MG + paracetamol 500 MG + vitamina C 500 MG).

Essas ações, serviços e materiais comprovam todo o investimento que o município de forma comprometida tem enfrentado os desafios que a pandemia trouxe. As informações estão expostas no portal de transparência, afirmando acima de tudo a ética, o princípio da publicidade e o trabalho em favor da população.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postos de Saúde

Reformas e construções de novos postos de Saúde, praças, academias e revitalizações das unidades, estão dentre essas obras que caracterizam um forte trabalho da prefeitura em prol da saúde da população.Na gestão de Oliveiro Torres também foram modernizadas as UBS’s dos povoados Lagoa de Cima, Caraibinhas, Coité das Pinhas, Novo Rio e Lagoa do Félix, dando continuidade ao trabalho nas demais unidades.

O exemplo do município de Igaci, que não está nem entre as 10 cidades mais ricas de Alagoas, mostra que é possível fazer um SUS de qualidade e que dá certo, desde que haja seriedade e comprometimento das equipes.

“A pandemia vem acirrando os ânimos de quem não vem acompanhando nosso trabalho, que ao invés de desentendimentos, deveria dar espaço às soluções. O que vemos muito são jogos de interesses. O município sempre facilitou a consulta aos gastos, atualizamos a lista de aquisições publicadas no Portal da Transparência. Todas as ações requer custos. Tem quem queira tirar proveito da maior crise de saúde dos últimos tempos. Mas nós, não, preferimos salvar vidas e combater esse vírus e não estamos medindo esforços”, pontuou o prefeito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *