Gastronomia e os Pequenos Produtores Rurais.
Você compra seus alimentos no mercado público, nas feiras de bairros, em cestas de alimentos, em quitandas, em mercadinhos, no Ceasa? Pois precisamos falar sobre os pequenos produtores rurais e da importância dele principalmente neste momento de pandemia que estamos passando.
O pequeno produtor rural e a agricultura familiar são importantes porque eles são protagonistas dos pratos que nós estamos preparamos em casa, através dos alimentos que compramos. Boa parte dos alimentos preparado em nossas mesas é oriunda exatamente do campo e vindos desses pequenos agricultores.
E um fato é relevante, com essa pandemia deixamos de consumir fora de casa, e estamos voltando a consumir comida caseira. Até quando pensamos em pedir uma quentinha ou PF, este tem sido preparados por pessoas que compram produtos frescos e locais.
Pensar no que vamos comprar, para nos alimentar, voltou a ser necessário e de extrema importância. Comida industrializada até entra, é inevitável. Mas nada se compara a uma refeição com sabor, cheiro e muito gosto em nossa mesa.
Comprar desses agricultores significa assegurar a sua existência, preservar os espaços rurais, garantir as oportunidades de emprego e também consumir produtos mais orgânicos, frescos e naturais possíveis.
Com os meus alunos, venho conversando e debatendo bastante, sobre a necessidade de se pensar a nossa responsabilidade como cozinheiros. Para isso, precisamos voltar ao início de nossa história, para poder entender os caminhos q precisamos seguir. Entender o passado, significa saber se posicionar para o futuro.
E isso só será possível se valorizarmos a terra, a agricultura e quem vive dela usando com integridade, como sagrado mesmo, um alimento com um mínimo de agrotóxicos, muito mais saudável, limpo. Ninguém honra e respeita mais a terra, do que os pequenos agricultores, do que o homem do campo. O que é plantado com carinho, brota com mais vigor.
Como muitos cozinheiros já sabem, o mise en place – a prática de deixar tudo arrumado para começar a cozinhar não começa na cozinha – começa no campo, quando vc procura conhecer quem produz ou o fornecedor do alimento que vc compra.
Precisamos cuidar dos rumos de nossa alimentação, com menos alimentos enlatados, industrializados, processados e mais alimentos naturais, frescos, para que possamos fazer “comida de verdade”, que nos alimentam, nos nutrem e nos fortalecem.