PF faz operação contra suspeitos de incitar revolta de eleitores durante eleição em 2018 em AL
A Polícia Federal em Alagoas realiza nesta quarta-feira (22) uma operação que investiga a utilização de perfis de uma rede social para divulgar mensagens que incitavam eleitores a se rebelarem contra o resultado das eleições presidenciais em 2018.
A operação denominada ‘Levante Alagoas’ cumpriu um mandado de busca e apreensão. No cumprimento do mandado foram apreendidos computadores, notebooks e mídias digitais que serão analisados.
Segundo a PF, as investigações tiveram início em janeiro de 2019. Foram identificadas várias mensagens incentivando a paralisação do Brasil e a adoção de processos violentos por parte de eleitores e entes estatais com o objetivo de alterar eventual resultado indesejado das eleições.
Segundo a PF, as publicações foram feitas em perfis abertos, ganhando destaque nacional. As pessoas investigadas poderão responder pelos crimes de “fazer, em público, propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social” e de “incitação à subversão da ordem política e social”, previstos nos artigos 22 e 23 da Lei 7.170/73. A pena prevista para cada crime varia de 1 a 4 anos de prisão.