Com instabilidade em sistema nacional, AL confirma mais 644 casos e 15 mortes por Covid-19
Alagoas registrou nesta terça-feira (21) 644 casos confirmados e 15 mortes causadas pelo novo coronavírus. Os números não refletem a real evolução do contágio, já que o sistema e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, continua apresentando instabilidade e prejudica a atualização de novos casos pelos municípios, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Ao todo, o estado tem 50.951 casos e 1.428 óbitos. Na segunda (20), o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, já havia admitido que o problema dá uma falsa impressão de queda nos números da Covid-19 em Alagoas.
Como alternativa, a Sesau informou que “solicitou aos municípios o preenchimento de planilhas para confirmação dos casos de Covid-19”, o que torna mais lenta essa atualização diária (leia, ao final do texto, a nota da Sesau sobre o problema).
Entre os casos confirmados, 44.863 pessoas conseguiram se recuperar. Outros 953 casos são considerados suspeitos, aguardam resultado de teste laboratorial.
A atualização feita às 11 horas, mostra que a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus caiu para 64%. Considerando os leitos clínicos e intermediários, a ocupação fica em 37%.
Mais 15 mortes por Covid-19 em Alagoas
- Maceió: Homem, 83 anos, hipertenso
- Maceió: Homem, 46 anos, sem comorbidades
- Maceió: Mulher, 39 anos, sem comorbidades
- Arapiraca: Homem, 90 anos, tinha asma e hipertensão
- Arapiraca: Mulher, 64 anos, diabética
- Campo Alegre: Mulher, 83 anos, diabética e hipertensa
- Campo Alegre: Homem, 45 anos, sem comorbidades
- Anadia: Homem, 77 anos, sem comorbidades
- Coruripe: Homem, 78 anos, diabético
- Craíbas: Mulher, 69 anos, sem comorbidades
- Delmiro Gouveia: Homem, 71 anos, diabético
- Rio Largo: Homem, 68 anos, doença respiratória crônica
- Porto Calvo: Homem, 56 anos, sem comorbidades
- Teotônio Vilela: Homem, 40 anos, sem comorbidades
- São Miguel dos Campos: Homem, 71 anos, hipertenso
Veja abaixo a íntegra da nota da Sesau:
NOTA À IMPRENSA – SESAU
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que os problemas evidenciados no sistema E-SUS Notifica, do Ministério da Saúde (MS), ainda não foram solucionados. A Sesau segue aguardando as melhorias no sistema que serão promovidas pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS).
Desta forma, os municípios alagoanos, responsáveis por comunicar à Sesau os casos notificados de síndrome gripal com resultado positivo para a Covid-19, continuam com dificuldades de atualizar os números da doença por meio desta plataforma.
Ciente de que a instabilidade no sistema E-SUS Notifica acarreta na contabilidade de casos novos, a SESAU solicitou aos municípios o preenchimento de planilhas para confirmação dos casos de Covid-19, sendo necessário que o E-SUS Notifica seja atualizado oficialmente assim que o sistema retornar à sua normalidade.
—
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
G1