AL tem 1.413 mortes por Covid-19 e 50.307 casos confirmados
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou nesta segunda-feira (20) que Alagoas tem 1.413 mortes por Covid-19 e 50.307 casos confirmados. Foram 16 novas mortes e 228 casos, o menor número diário divulgado em meses no boletim epidemiológico.
Contudo, esse número pode ser maior que o divulgado oficialmente. Por meio de nota à imprensa, a Sesau informou que o sistema do Ministério da Saúde (MS) utilizado pelos municípios para contabilizar novos casos da doença está com problemas desde o fim de semana, dificultando a atualização (leia na íntegra ao final do texto).
Durante coletiva online o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, disse que o MS informou que o problema deve ser resolvido até o final da semana e que o número de casos no estado está subnotificado, podendo passar uma falsa sensação de diminuição da doença.
“Na última semana nós tivessemos sérias dificuldades na apresentação do boletim diário. Por isso que o número de casos tem passado uma falsa sensação de diminuição da doença. Na verdade, nós tivemos somente 228 casos apresentados no boletim e esses dados estão sendo alimentados no e-Sus de maneira lenta em razão da dificuldade no sistema e aparecerão a partir dos próximos dias. Então, essa falsa sensação de diminuição não é real”, explicou Ayres.
Nesta manhã, justificando a queda no número médio de novos casos e óbitos, o estado avançou para uma nova etapa do distanciamento social controlado, com Maceió na fase amarela e 20 municípios do interior na fase laranja, permitindo a reabertura de novos serviços não essenciais.
Ainda segundo informações do boletim oficial, o estado tem apenas 803 casos suspeitos. Das pessoas que tiveram teste positivo para o novo coronavírus, 44.158 conseguiram se recuperar.
A atualização feita às 11 horas, mostra que a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus estava em 66%, acima dos 63% registrado um dia antes. Considerando os leitos clínicos e intermediários, a ocupação cai para 36%.
Mais 16 mortes por Covid-19 em Alagoas
- Maceió: Homem, 63 anos, doença cardíaca crônica
- Maceió: Homem, 50 anos, doença cardiovascular
- Maceió: Homem, 65 anos, doença renal crônica
- Maceió: Homem, 60 anos, sem comorbidades
- Arapiraca: Homem, 73 anos, sem comorbidades
- Arapiraca: Homem, 64 anos, diabético
- Delmiro Gouveia: Homem, 79 anos, sem comorbidades
- Delmiro Gouveia: Homem, 73 anos, sem comorbidades
- Estrela de Alagoas: Mulher, 78 anos, diabética
- Boca da Mata: Mulher, 75 anos, sem comorbidades
- Campo Alegre: Homem, 18 anos, sem comorbidades
- Girau do Ponciano: Homem, 89 anos, sem comorbidades
- Murici: Homem, 66 anos, diabético
- Santa Luzia do Norte: Homem, 57 anos, sem comorbidades
- Traipu: Homem, 79 anos, diabético
- Viçosa: Homem, 75 anos, diabético
Leia abaixo a nota da Sesau sobre a instabilidade no sistema
NOTA À IMPRENSA – SESAU
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que os problemas evidenciados no sistema E-SUS Notifica, do Ministério da Saúde (MS), ainda não foram solucionados. A Sesau segue aguardando as melhorias no sistema que serão promovidas pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS).
Desta forma, os municípios alagoanos, responsáveis por comunicar à Sesau os casos notificados de síndrome gripal com resultado positivo para a Covid-19, continuam com dificuldades de atualizar os números da doença por meio desta plataforma.
Ciente de que a instabilidade no sistema E-SUS Notifica acarreta na contabilidade de casos novos, a SESAU solicitou aos municípios o preenchimento de planilhas para confirmação dos casos de Covid-19, sendo necessário que o E-SUS Notifica seja atualizado oficialmente assim que o sistema retornar à sua normalidade.
—
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
ASCOM SESAU
G1